Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6502
Título: O desenvolvimento da autonomia infantil na rotina de uma creche da rede municipal de ensino de Campina Grande/PB
Autor(es): Leite, Maria Elizabete
Palavras-chave: Educação Infantil
Desenvolvimento Infantil
Autonomia Infantil
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: A autonomia é um processo de construção gradativa, onde a participação do educador é de suma importância, pois para que esse processo possa se desenvolver é necessário que a criança sinta-se confiante e segura nas suas atitudes. Este estudo teve como objetivo analisar o papel do professor no desenvolvimento da autonomia infantil. Buscou-se discutir a importância da contribuição do educador no sentido de propiciar às crianças independência de ação a fim de oferecer-lhes oportunidades de iniciativas que lhes seriam impossíveis sob uma disciplina rígida e severa, pois a autonomia refere-se a um nível de desenvolvimento psicológico implicando, dessa forma, uma dimensão social que só é possível realizá-la como processo coletivo. A pesquisa está embasada nas pesquisas desenvolvidas por Piaget (1977), La Taille (2002), Barbosa (2006), dentre outros. O estudo de campo foi caracterizado por meio de uma análise qualitativa que utilizou, como instrumento de coleta de dados, um questionário com questões abertas que foi aplicado com educadores em uma creche municipal da cidade de Campina Grande-PB. Observou-se, a partir dos questionários aplicados, que os educadores estão preocupados em trabalhar na perspectiva de contribuir para a formação da autonomia das crianças e estão buscando aplicar novas metodologias em suas práticas educativas a fim de favorecer o desenvolvimento dessa autonomia. Conclui-se que à medida que as interações entre a pessoa adulta e a criança forem positivas, a mesma adquire uma autonomia progressiva nas suas realizações. Ao desenvolver uma condição pedagógica voltada para afirmação de atividades de autonomia, o educador estará contribuindo para que a criança se torne capaz de exercer sozinha suas tarefas, tornando-se um ser autônomo. Considera-se a construção da autonomia mais do que um objetivo a ser alcançado com a criança, é um princípio de ações educativas da faixa etária da educação infantil.
Descrição: Leite, M. E. O desenvolvimento da autonomia infantil na rotina de uma creche da rede municipal de ensino de Campina Grande/PB. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6502
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Elizabete Leite.pdfMaria Elizabete Leite6.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.