Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6509
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Yêda Maria de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-22T11:43:05Z | - |
dc.date.available | 2014-12-22T11:43:05Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6509 | - |
dc.description | Carvalho, Y. M. de S. O cinema vai à escola: um relato de experiência na Escola (CEAI) Dr. João Pereira de Assis. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Conhecendo a importância do cinema para a educação, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), aborda o uso do cinema na sala de aula, sua relação com a educação escolar e a importância da professora como mediadora. Ao mesmo tempo, reconhece que o problema desta pesquisa salienta a figura da professora, bem como sua interação com a linguagem cinematográfica. Construiu-se tal pesquisa a partir da observação e acompanhamento durante a Assessoria prestada por nós para o uso de cinema na sala de aula na Escola (CEAI) Dr. João Pereira de Assis, na cidade de Campina Grande-PB, a partir da idéia de como o cinema é visto e utilizado pela professora (sujeito pesquisado) no contexto de suas aulas. Centrados neste objetivo, identificamos os conceitos pertinentes ao tema e optamos pelo relato etnográfico — utilizando como referências as obras de Guedim e Franco (2008) e Mattos (2011) —, no qual os pesquisadores pretendem desempenhar um papel ativo na própria realidade dos fatos observados. Para nossa discussão, adotamos como referencial teórico, autores que dissertam sobre o uso de filmes nas escolas, tais como: Duarte (2002 e 2009) e Napolitano (2003, 2009 e 2013) e cinema animado Fischer (2002). Os temas sobre pesquisa-ação e extensão foram embasados respectivamente em Thiollent (2006) e Kemmis (2002) e Carbonari (2006). Dentre as conclusões, apontamos que a professora (sujeito pesquisado) modificou sua visão com relação ao uso de filmes em sala de aula e conseguiu relacionar o cinema à educação na referida escola em que trabalha, modificando a videofilía de seus alunos. De espectadora à mediadora, a professora levou ao cotidiano escolar o uso de filmes (cinema), fazendo dele um instrumento essencial para suas aulas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Senyra Martins Cavalcanti | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Recurso Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental I | pt_BR |
dc.title | O cinema vai à escola: um relato de experiência na Escola (CEAI) Dr. João Pereira de Assis | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Yêda Maria de Sousa Carvalho.pdf | Yêda Maria de Sousa Carvalho | 24.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.