Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6536
Título: O uso de tecnologia de softwares e de jogos digitais para o ensino de geografia
Autor(es): Melo, Flauber Nunes Vieira de
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Software - Programa de Computador
Game - Jogo de Computador
Recurso Didático
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: A problemática da educação no Brasil é um tema recorrente nas discussões intelectuais e acadêmicas, ainda mais centrados no âmbito mais relevante da discussão, os cursos de licenciatura, que já possuem uma tradição de apontar os problemas existentes na realidade das escolas, problemática recorrente na história da literatura geográfica brasileira. O tema dos softwares como recurso didático foi escolhido de acordo com a necessidade da busca constante de novos métodos de ensino para a sala de aula, em um contexto cada vez mais hightech e conectado. Esta pesquisa busca promover um debate acerca da utilização de programas e jogos digitais como ferramenta de abordagem científica, a nível escolar, colhendo pontos de vista, através de entrevistas de indivíduos com vínculos diversos com o tema discutido. A experimentação de um projeto já existente em escala nacional, o Projeto Um Computador por Aluno, é usado como espelho da entrada do computador no espaço escolar e é confrontado com a possibilidade de uso de games mais elaborados como fonte de conhecimento e educação. Em paralelo a isso foi desenvolvida uma série de entrevistas em busca de compreender melhor a ótica que os interessados, como professores e alunos, têm desta temática. Sempre centralizando as discussões no âmbito da disciplina escolar de Geografia, buscando desta forma uma melhor relação da disciplina ministrada em sala de aula com o cotidiano dos alunos e as novas tecnologias digitais do meio técnico-cientifico-informacional.
Descrição: Melo, F. N. V. de. O uso de tecnologia de softwares e de jogos digitais para o ensino de geografia. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6536
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flauber Nunes Vieira de Melo.pdfFlauber Nunes Vieira de Melo15.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.