Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6537
Título: Os graus da alma em O Espelho de Marguerite Porete: o aniquilamento como caminho para união com amor
Autor(es): Melo, Valkíria Oliveira de
Palavras-chave: Filosofia
Alma
Aniquilamento da Alma
Amor
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: O objetivo desse trabalho é mostrar o pensamento de Marguerite Porete, mais especificamente os graus da Alma, em sua obra O Espelho das Almas Simples, que tem como principal tema o processo que leva a Alma ao aniquilamento e a sua união com o Fino Amor. Para chegar ao aniquilamento e ao grau mais alto de sua união mística com Amor, a Alma passa por seis graus, também chamados estágios ou estados, perdendo a cada grau sua vontade para que a vontade de Amor impere nela, quando aniquilada. Nos quatro primeiros estágios da Alma ela ainda vive em grande servidão em relação a sua vontade, mesmo com a morte do pecado no primeiro grau e a morte da natureza no segundo estado. No quarto estado, a Alma inebriada por Amor, ainda conserva a faculdade da vontade. Somente no quinto estado, quando a Alma morre para sua vontade, ela, compreendendo seu nada, aniquilar-se-á, libertando-se do que lhe prendia de estar com seu Amado. No sexto grau a Alma se encontra no nada. Nossa pensadora ainda sugere um sétimo grau, mas desse ninguém pode falar, pois se trata da vida da qual só teremos compreensão quando nossa alma deixar nosso corpo e que ela chama de glória eterna. Sendo assim, refletiremos sobre os graus da Alma como um processo de aniquilamento necessário na busca da união com o Divino.
Descrição: Melo, V. O. de. Os graus da alma em O Espelho de Marguerite Porete: o aniquilamento como caminho para união com amor. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6537
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valkíria Oliveira de Melo.pdfValkíria Oliveira de Melo16.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.