Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6552
Título: O fetichismo da mercadoria e a sociedade burguesa constituída
Autor(es): Araújo, Thiago Cruz de
Palavras-chave: Fetichismo da Mercadoria
Fenômeno Social
Alienação
Sociedade Burguesa
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: O objetivo do presente artigo é analisar como o fetichismo da mercadoria, esta manifestação histórico-concreta do fenômeno social da alienação, generaliza-se de modo a conformar à sua lógica, o conjunto dos aspectos da vida humana na sociedade burguesa constituída. Em tal intento a pesquisa realiza um levantamento bibliográfico por meio da leitura e análise das obras de alguns dos principais autores que versam sobre a temática do fetichismo da mercadoria, com destaque especial para a análise fundamental desenvolvida por Karl Marx em torno da mercadoria, em sua obra magna, O Capital. Como resultado desta investigação, observa-se que a universalização da relação mercantil, como processo particular a sociedade burguesa constituída, opera concomitantemente, para a generalização por toda a existência humana, do fetiche próprio ao produto do trabalho humano quando transformado em mercadoria, o que resulta dizer que a sociedade burguesa é pródiga em encobrir os fundamentos sociais de seus processos em aparências fetichizadas. Deste modo chega-se a conclusão, que os intercâmbios humanos, em seu conjunto, tornam-se revestidos por feições reificadas, e ao encobrirem os processos alienantes em curso na sociedade, contribuem para a manutenção do atual estado de coisas. Portanto, torna-se necessário, por meio da crítica medular destes processos, descobrirem-se meios concretos de superação social.
Descrição: Araújo, T. C. de. O fetichismo da mercadoria e a sociedade burguesa constituída. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6552
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago Cruz de Araújo.pdfThiago Cruz de Araújo11.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.