Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6556
Título: A Educação matemática no ensino de jovens e adultos: desconstruindo uma visão negativa
Autor(es): Silva, Luiz Augusto da Costa
Palavras-chave: Ensino de Jovens e Adultos
Ensino de Matemática
Diversidade
Etnomatemática
Data do documento: 23-Dez-2014
Resumo: O trabalho que apresentamos é referente a uma pesquisa que tem por objetivo investigar e compreender alguns aspectos do processo de ensino aprendizagem da disciplina de matemática na educação de jovens e adultos – EJA. Tais aspectos são analisados através dos relatos e registros produzidos por alunos do 3º ano do ensino médio nesta modalidade de ensino. A pesquisa se desenvolveu tendo como foco a seguinte questão: Por que a matemática é vista por grande parte dos alunos da EJA de forma negativa, como uma disciplina abstrata, complicada, difícil de ser entendida? No desenvolvimento deste estudo, destacaremos o ambiente pesquisado, sua estrutura física e de recursos didáticos, sua relação com a comunidade e suas demandas. Evidenciaremos também os sujeitos desta pesquisa: o professor, sua formação e sua proposta política de ensino aprendizagem da matemática voltada para o ensino de jovens e adultos; os alunos, sua realidade de mundo, aspirações, inquietações e dificuldades na disciplina em estudo. Este trabalho é uma pesquisa-ação etnográfica de cunho qualitativo, uma abordagem defendida por GONZAGA (2013). Explicitamos a ideia de que o ensino de jovens e adultos deve considerar as especificidades e diversidades de seus sujeitos; para esta discussão nos fundamentamos nos seguintes autores: MORAES (2011), VILLANI (2012), PEREIRA (2013) e FONSECA (2002 e 2005). Defendemos e nos baseamos do discurso de SILVEIRA (2002) que discute a ideia construida que a matemática é vista de forma negativa por todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino. Posicionamos do lado de um ensino de matemática que valoriza a construção de estratégias de resolução de problemas pertinentes a realidade da vida cotidiana dos alunos; nesta linha, nos baseamos nos seguintes autores: PONTE (2005), SERRAZINA (2004), FREIRE (2000) e teorias da etnomatemática e educação popular de SANTOS (2005).
Descrição: SILVA, Luiz Augusto da Costa. A educação matemática no Ensino de Jovens e Adultos: desconstruindo uma visão negativa. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6556
ISSN: CDD 374
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Augusto da Costa Silva.pdfPDF - Luiz Augusto da Costa Silva448.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.