Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6586
Título: O papel do Marketing e das estratégias de inovação empresarial no mercado: um estudo de caso em uma empresa do setor calçadista de Patos - PB
Autor(es): Justino, Kelly Patrícia Abrantes
Palavras-chave: marketing
estratégia
inovação
mercado
Data do documento: 2-Fev-2015
Resumo: Diante de um cenário competitivo e de frequentes mudanças, o marketing está a cada dia mais integrado nas organizações, pois este possui ferramentas para que os executivos de pequenas e médias empresas as utilizem com agilidade e precisão, obtendo-se um desempenho melhor no mercado. O objetivo da presente pesquisa foi compreender o papel do marketing e das estratégias de inovação empresarial no mercado, para isso foi realizado um estudo de caso em uma empresa do setor calçadista de Patos-PB. A revisão bibliográfica versa sobre a evolução histórica da origem do marketing e os fundamentos e estratégias de marketing e inovação empresarial para pequenas e médias empresas, bem como a contextualização teórica do mercado envolvendo o estudo da demanda, oferta e estrutura de mercado. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa trata-se de um estudo de caso desenvolvido em uma organização comercial que atua no setor de calçados e acessórios. Quanto à sua tipologia, a pesquisa foi classificada como descritiva, e utilizou abordagem qualitativa. Os procedimentos utilizados na coleta de dados foram a observação e a entrevista. A análise de dados foi desenvolvida através do método de análise de conteúdo com categorias pré-estabelecidas. Ao analisar os dados foi possível observar que a referida empresa trabalha de maneira geral empregando estratégias de marketing, inovação e análise de mercado, mas muitas vezes o faz de maneira informal, não planejada, não consciente e não estruturada.
Descrição: JUSTINO, K. P. A. O papel do Marketing e das estratégias de inovação empresarial no mercado: um estudo de caso em uma empresa do setor calçadista de Patos - PB. 2014. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6586
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kelly Patrícia Abrantes Justino.pdfKelly Patrícia Abrantes Justino691.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.