Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6594
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Tatiana Felix | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-02T13:44:11Z | - |
dc.date.available | 2015-02-02T13:44:11Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-02 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 530 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6594 | - |
dc.description | SOARES, T. F. Livros didáticos e o desenvolvimento da Termodinâmica: a era das máquinas térmicas. 2014. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino das ciências motiva debates e pesquisas interessadas em discutir a metodologia de ensino na área com vistas à melhoras a qualidade da educação. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar livros didáticos de Física de Ensino Médio por meio da observação do período histórico e epistemológico do surgimento das Máquinas Térmicas com seus autores e respectivas contribuições. Fez-se a análise de dez (10) livros didáticos de Física utilizados na etapa final da Educação Básica, cujo instrumento avaliativo, uma ficha de investigação, que teve por finalidade estudar a importância do conhecimento histórico no ensino da física, sequenciado das múltiplas vivências históricas e contribuições de grandes nomes da ciência que marcaram esta época. Ainda, dado que a história da ciência é orientada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) como requisito indispensável à formação do homem, estudar o passado torna-se necessário para compreender a produção e construção da sociedade contemporânea. Entre os exemplares analisados, identificou-se uma lacuna seguida da falta de clareza sobre os textos relacionados a este fato histórico e as reais causas que levaram a esta descoberta técnico-científica. Constatou-se que os textos discursivos nos livros didáticos para as aulas de Física sobre história das ciências têm, nos livros analisados, se distanciado da proposta pedagógica orientada teórica e legalmente para o Ensino de Física. Uma das contribuições do trabalho consiste em abordar a importância dos livros didáticos trazerem os aspectos históricos da Física levando o aluno a compreender a ciência como um processo em desenvolvimento contínuo. A ficha de investigação elaborada também pode servir de parâmetro para os professores escolherem os livros didáticos a partir de aspectos que julgarem importantes para esta seleção. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | História da Física | pt_BR |
dc.subject | Máquinas Térmicas | pt_BR |
dc.subject | Livros Didáticos | pt_BR |
dc.title | Livros didáticos e o desenvolvimento da Termodinâmica: a era das máquinas térmicas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 82 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Tatiana Felix Soares.pdf | 9.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.