Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6595
Título: Contextualizando as propriedades dos compostos orgânicos através do uso de plantas medicinais: proposta de uma sequência didática de ensino
Autor(es): Ferreira, Solange Duarte
Palavras-chave: Plantas medicinais
Ensino de Química
Sequência de ensino
Data do documento: 2-Fev-2015
Resumo: O ensino de Química deve estar centrado na inter-relação de componentes básicos: a informação química e o contexto social, pois a formação do cidadão passa não só por compreender a Química, como entender a sociedade em que está inserido. A associação de conceitos Químicos com a vida e com o cotidiano é o que os professores de Química devem buscar como estratégias de abordagem no ensino na intenção de atender á necessidade, de realizar uma abordagem contextualizada. Este trabalho tem como objetivo criar uma seguência de ensino, caracterizado por atividades diferenciadas dentro do âmbito escolar, de forma a relacionar Ensino de Química ao cotidiano do aluno, utilizando as plantas medicinais. Para isso, foi desenvolvida uma seguência de ensino realizada em cinco momentos na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Sebastião Guedes da Silva no município de Teixeira-PB. Ao concluir o trabalho, ficou evidente que a inserção da sequência de ensino teve relevância em contribuir para uma nova forma de pensar, quando pretende envolver a escola, na tentativa de incentivar a criação de atividades educativas proporcionando ideias fortalecedoras de preservação do meio ambiente e fortalecendo as práticas educativas no ensino de química tornando-a uma ciência agradável de ser estudada cujos os reflexos estão relacionados com o dia a dia de cada aluno.
Descrição: FERREIRA, S. D. Contextualizando as propriedades dos compostos orgânicos através do uso de plantas medicinais: proposta de uma sequência didática de ensino. 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6595
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Solange Duarte Ferreira.pdf10.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.