Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Thais Vieira de-
dc.date.accessioned2015-02-02T13:44:36Z-
dc.date.available2015-02-02T13:44:36Z-
dc.date.issued2015-02-02-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6596-
dc.descriptionSOUSA, T. V. Aprendizagem matemática com recursos lúdico-manipulativos sob a ótica discente. 2014. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.pt_BR
dc.description.abstractOs conteúdos matemáticos têm sido ilustrados pela maioria dos professores através de métodos de ensino tradicionais e estáticos. Com fins de auxiliar a atividade docente, a utilização de recursos didáticos tem sido amplamente introduzida no ensino da Matemática, como computadores e Datashow. Contudo, o surgimento desses novos recursos na área de Educação Matemática tem induzido o docente a não utilizar ou reduzir os materiais manipuláveis em salas de aula. Neste trabalho, apresentam-se os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do 8º ano das escolas municipais da cidade de Itapetim e distrito de São Vicente, localizadas no interior do Pernambuco, com o objetivo geral de investigar a aprendizagem matemática a partir da utilização de recursos lúdico-manipulativos como ferramentas para a abordagem dos conteúdos matemáticos. A pesquisa foi desenvolvida durante cinco meses, com encontros presenciais em sala de aula e coleta de dados com questionários. O resultado demonstrado foi um maior índice de interesse e melhor desempenho na aprendizagem naqueles discentes cuja abordagem dos conteúdos é feita com a utilização de materiais manipuláveis. Os discentes que não utilizam os materiais apresentaram desinteresse pelos conteúdos e pela disciplina, enquanto aqueles envolvidos com este tipo de atividade demonstraram melhores desempenhos nas atividades e maior gosto pela Matemática. Diante os resultados, pode-se afirmar que o planejamento docente constituído de metodologias dinâmicas e atrativas, tais como os recursos lúdico-didáticos, despertam o interesse dos discentes. A utilização de recursos didáticos proporciona o melhor aproveitamento dos discentes e o resgate do gosto pela disciplina.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Jorge Miguel Lima Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMateriais manipuláveispt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem matemáticapt_BR
dc.titleAprendizagem matemática com recursos lúdico-manipulativos sob a ótica discentept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thais Vieira de Sousa.pdf11.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.