Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6599
Título: Química da inclusão: os desafios dos professores e dificuldades de pessoas com necessidades especiais da Cidade de Patos - PB
Autor(es): Sousa, Ana Maria da Silva
Palavras-chave: Educação e Inclusão
Ensino de Química para PNE
Ensino de Química
Data do documento: 2-Fev-2015
Resumo: Atualmente, o paradigma da educação Inclusiva é um tema que vem enfrentando barreiras na sua adaptação, diante disto, este trabalho teve como objetivo entender os desafios e práticas inclusivas, analisar as dificuldades das pessoas com necessidades especiais na disciplina de Química e se as metodologias utilizadas pelos professores estavam auxiliando no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi de natureza quantitativa e qualitativa. Em vista, dessas discussões foi realizado questionários e entrevistas em quatro escolas da rede pública de ensino na cidade de Patos - PB, que envolveu professores da área, alunos, deficientes auditivos, mentais, intérpretes e gestores, além de um deficiente visual que frequenta uma academia de musculação, com um intuito de identificar as dificuldades dos professores de Química na preparação de metodologias apropriadas para o processo de ensino aprendizagem de uma sala inclusiva, além de expor as superações no contexto social. Diante das análises dos resultados obtidos foi percebido a capacidade de aprendizagem que eles tem, a falta de materiais adequados, pouco preparo do professor e da escola frente a inclusão, como também as dificuldades enfrentadas no convívio com a sociedade presente.
Descrição: SOUSA, A. M. S. Química da inclusão: os desafios dos professores e dificuldades de pessoas com necessidades especiais da Cidade de Patos - PB. 2014. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6599
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Maria da Silva Sousa.pdf16.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.