Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6625
Título: Desenvolvimento de biscoito com queijo provolone
Autor(es): Vieira, Cristiane Kelly Oliveira Fernandes
Palavras-chave: Biscoito
Queijo provolone
Indústria de alimentos
Data do documento: 3-Fev-2015
Resumo: O Brasil é um dos maiores produtores de biscoitos no mundo. O biscoito é um produto composto principalmente por farinha de trigo, gordura e açúcar e obtido a partir do amassamento e cozimento desses ingredientes. Hoje já existem no mercado alguns tipos de biscoitos elaborados com queijo, com uma boa aceitação, mas todos com aparência de pão de queijo. A proposta desse trabalho é elaborar um tipo de biscoito mais crocante utilizando o queijo Tipo provolone como também ingrediente na sua formulação. Foram realizadas várias formulações com alterações de composição até se chegar a uma mais adequada para o objetivo do trabalho. Desta formulação foram realizadas análises microbiológica e físico-química tendo como objetivo comprovar a segurança alimentar e eficiência do biscoito. Os resultados obtidos das análises estão dentro dos padrões exigidos pela legislação vigente, tornando o biscoito de queijo provolone um ótimo produto. A análise microbiológica apresentou 7,2 NMP/(g)mL para coliformes termotolerantes. Nas análises físico-química apresentou uma umidade de 5,1%, pH de 5,85, cinzas de 2,1%, lipídios 18,4 (g), Brix 23,00 e acidez de 0,53 mL/(g), ambas dentro da legislação vigente. Os resultados comprovaram a qualidade do biscoito.
Descrição: VIEIRA, C. K. O. F. Desenvolvimento de biscoito com queijo provolone. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6625
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cristiane Kelly Oliveira Fernandes Vieira.pdfCristiane Kelly Oliveira Fernandes Vieira1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.