Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6628
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marques, Michelly Niára Dias | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-03T19:37:51Z | - |
dc.date.available | 2015-02-03T19:37:51Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 372. 12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6628 | - |
dc.description | MARQUES, M. N. D. O ensino de razões trigonométricas no triângulo retângulo: Uma experiência com material manipulativo a partir do PIBID. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A falta de motivação é uma das grandes dificuldades que os alunos apresentam nas aulas de matemática, especialmente quando se trata de trigonometria, sobretudo os significados do seno e cosseno no Ensino Médio. Pensando em melhorias e na busca de proporcionar interesses e ao mesmo tempo incentivá-los, decidi (junto com minha equipe do PIBID) estudar e pôr em prática novas condições para que os alunos tenham uma melhor perspectiva e novos ânimos no ensino da trigonometria. Assim, o objetivo para este trabalho é mostrar que o uso de material manipulativo nas aulas de matemática proporciona motivação entre o aluno e o próprio professor, neste caso, a compreender os conceitos trigonométricos. No entanto, pesquisei métodos para construção desse conhecimento de maneira diferenciada e significativa para que ao mesmo tempo, eu pudesse definir o conteúdo e incentivar os alunos. A atividade consistiu na construção de conceitos da trigonometria, dentre eles, Semelhança de Triângulos, Teorema de Pitágoras e Razões Trigonométricas. Assim, utilizando material manipulativo oferecemos uma situação do dia a dia para sala de aula onde poderíamos enxergar o uso da trigonometria. O material manipulativo era composto por maquetes de prédios de tamanhos diferenciados que formavam triângulos retângulos quando apoiávamos mini escadas nos prédios (isso, pois o problema consistia no salvamento de pessoas presas no topo do prédio em chamas, que por sua vez precisava de uma escada para os bombeiros salvarem-nas) Além disso, no segundo momento a atividade foi trabalhada em grupos, em busca de estimular debates entre alunos e professores sobre os conteúdos observados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Núbia do Nascimento Martins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Trigonometria | pt_BR |
dc.subject | Material manipulativo | pt_BR |
dc.title | O ensino de razões trigonométricas no triângulo retângulo: Uma experiência com material manipulativo a partir do PIBID | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Michelly Niára Dias Marques.pdf | Michelly Niára Dias Marques | 1.85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.