Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6628
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarques, Michelly Niára Dias-
dc.date.accessioned2015-02-03T19:37:51Z-
dc.date.available2015-02-03T19:37:51Z-
dc.date.issued2015-02-03-
dc.identifier.otherCDD 372. 12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6628-
dc.descriptionMARQUES, M. N. D. O ensino de razões trigonométricas no triângulo retângulo: Uma experiência com material manipulativo a partir do PIBID. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA falta de motivação é uma das grandes dificuldades que os alunos apresentam nas aulas de matemática, especialmente quando se trata de trigonometria, sobretudo os significados do seno e cosseno no Ensino Médio. Pensando em melhorias e na busca de proporcionar interesses e ao mesmo tempo incentivá-los, decidi (junto com minha equipe do PIBID) estudar e pôr em prática novas condições para que os alunos tenham uma melhor perspectiva e novos ânimos no ensino da trigonometria. Assim, o objetivo para este trabalho é mostrar que o uso de material manipulativo nas aulas de matemática proporciona motivação entre o aluno e o próprio professor, neste caso, a compreender os conceitos trigonométricos. No entanto, pesquisei métodos para construção desse conhecimento de maneira diferenciada e significativa para que ao mesmo tempo, eu pudesse definir o conteúdo e incentivar os alunos. A atividade consistiu na construção de conceitos da trigonometria, dentre eles, Semelhança de Triângulos, Teorema de Pitágoras e Razões Trigonométricas. Assim, utilizando material manipulativo oferecemos uma situação do dia a dia para sala de aula onde poderíamos enxergar o uso da trigonometria. O material manipulativo era composto por maquetes de prédios de tamanhos diferenciados que formavam triângulos retângulos quando apoiávamos mini escadas nos prédios (isso, pois o problema consistia no salvamento de pessoas presas no topo do prédio em chamas, que por sua vez precisava de uma escada para os bombeiros salvarem-nas) Além disso, no segundo momento a atividade foi trabalhada em grupos, em busca de estimular debates entre alunos e professores sobre os conteúdos observados.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Núbia do Nascimento Martinspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectMaterial manipulativopt_BR
dc.titleO ensino de razões trigonométricas no triângulo retângulo: Uma experiência com material manipulativo a partir do PIBIDpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michelly Niára Dias Marques.pdfMichelly Niára Dias Marques1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.