Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6630
Título: Análise da usabilidade do módulo discente do sistema de controle acadêmico da UEPB
Autor(es): Cavalcante, Islanyo Klenyo Moreira
Palavras-chave: Análise de Usabilidade de Sistema
Sistema de Controle Acadêmico UEPB
Discentes UEPB
Data do documento: 4-Fev-2015
Resumo: A usabilidade visa a verificação da satisfação do usuário com a facilidade de interação e conforto para o uso de um sistema. Logo, em todo e qualquer sistema de comunicação insurge a necessidade de investigar sua qualidade e utilidade para os seus usuários específicos. Ressalta a importância de observar os critérios e princípios básicos da usabilidade, que permitem avaliá-la sobre um sistema interativo e identificar quais foram as qualidades da experiência de utilização, se foi satisfatória, agradável e útil, bem como possível violação destes critérios. Neste contexto foi identificado a ausência de estudos quanto a usabilidade do Sistema de Controle Acadêmico. Essa informação é importante porque poderá revelar as qualidades positivas ou negativas da usabilidade que o Sistema de Controle Acadêmico oferece aos discentes. Buscando contribuir para a solução desse problema, este trabalho discute aspectos relativos à aplicação do teste de usabilidade, especialmente focado na análise da usabilidade do módulo discente do Sistema de Controle Acadêmico da Universidade Estadual da Paraíba. Neste caso, o objetivo é identificar o grau de utilização desse sistema a partir dos alunos, se estes conseguem usar todos os recursos com eficiência e satisfação, a fim de encontrar possíveis problemas de usabilidade, com propósitos maiores de ampliar a comunicação entre docente e discente para além do recinto acadêmico. O trabalho ocorreu com uma abordagem quantitativa e qualitativa para a análise dos resultados, por meio de um roteiro de atividades na sequência de oito tarefas a serem realizadas, utilizando o site do Sistema de Controle Acadêmico da Instituição. O teste foi aplicado no mês de Maio de 2014, com a participação de sessenta e seis alunos distribuídos entre os cursos de Administração, Computação, Física e Matemática, realizado no laboratório de informática do Campus VII da Instituição. Após a realização do teste, comprovou-se a nítida violação de princípios básicos da usabilidade em algumas funcionalidades do sistema, tal como, o Princípio da clareza. Como resultado, verificou-se a importância do presente trabalho no que diz respeito a necessidade de uma verificação constante da usabilidade do sistema. Nesse sentido, poderá provocar novas mudanças significativas e capazes de promover melhorias no meio acadêmico, não apenas voltada para o acesso à informação por alunos, bem como na interação, comunicação e aprendizagem destes com o corpo docente.
Descrição: CAVALCANTE, I. K. M. Análise da usabilidade do módulo discente do sistema de controle acadêmico da UEPB. 2014. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6630
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Islanyo Klenyo Moreira Cavalcante.pdf12.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.