Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6631
Título: Software Livre e Educação: pensando sobre a aprendizagem em Rede
Autor(es): Sousa, William Lídio Carvalho de
Palavras-chave: Sociedade em rede
Software Livre
Aprendizagem
Data do documento: 4-Fev-2015
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa que teve como eixo temático a aprendizagem na sociedade em rede. Desta forma, o principal objetivo é refletir sobre como os sujeitos aprendem em um contexto baseado em conexões, discutindo como a filosofia do software livre, organizada e baseada na lógica do compartilhamento, pode contribuir para novas formas e estruturas de aprendizagem, principalmente em rede, que na atualidade acontece exponencialmente no ciberespaço. Analisa também qual o papel da escola, dos professores e do currículo, bem como dos programas governamentais que buscam implementar o uso da informática no campo educativo, nesse contexto conectado. Para tanto, organizou-se uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório, conforme a proposta de Gil (2008), embasandose nas ideias de Lévy (1999) e Rüdiger (2013) para discutir o conceito de cibercultura e ciberespaço, Castells (2005) para historicizar e analisar a sociedade em rede, Aguiar (2009), Evangelista (2010) e Caminati (2013) para refletir sobre os preceitos filosóficos do software livre e para pensar na escola desconectada, Kenski (1998, 2004), Aparici (2009, 2012) e Almeida et al (2014). Por fim pôde-se verificar as contribuições do software livre para o desenvolvimento da sociedade em rede, pois instaura uma inteligência coletiva que envolve uma cultura de compartilhamento de conhecimentos e práticas, que podem ser utilizados no contexto da escola atual, por meio das redes, buscando desconstruir as barreiras impostas pelas correntes tradicionalistas de ensino.
Descrição: SOUSA, W. L. C. Software Livre e Educação: pensando sobre a aprendizagem em Rede. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6631
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - William Lídio Carvalho de Sousa.pdf16.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.