Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6664
Título: O uso de tecnologias como recursos didático em salas de atendimento educacional especializado - AEE
Autor(es): Lopes, Maria do Socorro Cordeiro
Palavras-chave: Escola inclusiva
Tecnologia assistiva
Atendimento educacional especializado
Data do documento: 5-Fev-2015
Resumo: A tecnologia assistiva (TA) compreende todos os recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com algum tipo de deficiência. Essas tecnologias podem minimizar as barreiras ocasionadas por anomalias e serem usadas como recurso metodológico em sala de aula na perspectiva da escola inclusiva. No entanto, o acesso a TA em escola pública no Brasil ainda necessita melhorar muito. O presente trabalho é resultado de um estudo que teve o objetivo de analisar o uso das tecnologias como ferramenta nos desafios da educação especial e educação inclusiva. Procurou entender como o conceito de Tecnologia Assistiva (TA) vem sendo percebido e aplicado, ao longo do tempo. Conheceu os avanços tecnológicos usados em sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) que aumentam as possibilidades de inclusão de alunos com necessidades especiais. Avaliou como está sendo o acesso à educação para pessoas portadoras de necessidades especiais no município de Princesa Isabel. A metodologia para elaboração deste trabalho baseiou-se em: um estudo bibliográfico e um estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista não diretiva com professoras e alunos da sala de AEE da escola municipal Carlos Alberto Duarte Sobreira, e da escola estadual Gama e Melo ambas localizadas no perímetro urbano do município de Princesa Isabel. Os resultados mostram que os avanços tecnológicos são inúmeros e importantíssimos para a inclusão de deficientes, na escola, contribuem com o desenvolvimento dos alunos que necessitam minimizar suas barreiras frente às deficiências que são acometidos. No entanto, na realidade do AEE no município de Princesa Isabel o acesso a TA é apenas aos materiais didáticos adaptados. Os recursos tecnológicos equipados com softwares educacionais nas duas escolas pesquisadas não estão funcionando por falta de manutenção.
Descrição: LOPES, Maria do Socorro Cordeiro. O uso de tecnologias como recursos didático em salas de atendimento educacional especializado - AEE. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6664
ISSN: CDD 372.13
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Socorro Cordeiro Lopes.pdfPDF - Maria do Socorro Cordeiro Lopes951.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.