Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6671
Título: O ensino CTS-A na formação de professores de 1º ao 5º ano do ensino fundamental do Município de Sousa-PB: um estudo de caso
Autor(es): Queiroga, Delzeiths Batista de
Palavras-chave: Parâmetros Curriculares Nacionais
Ensino de ciências
Ensino Fundamental
Data do documento: 5-Fev-2015
Resumo: O objetivo deste trabalho é verificar as mudanças que ocorrem nas concepções das professoras da 1º ao 5º do Ensino fundamental, quando utilizam em suas práticas, o ensino por CTS-A, partindo das considerações apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e suscitar uma reflexão de tais conceitos em função de referenciais teóricos das pedagogias críticas e de estudos acadêmicos no ambiente escolar, é feita uma reflexão acerca do ensino de Ciências que vem sendo desenvolvido numa escola do município de Sousa – PB, e como é a receptividade das professoras à introdução de novos enfoques. O que se pretende mostrar são os limites relativamente estreitos das concepções apresentadas nos documentos curriculares e suas concepções, muitas vezes, aceitas como guia para a transformação do ensino de ciências na direção dos interesses socioculturais dos estudantes. Partindo disso, e considerando estudos acadêmicos realizados em ambiente escolar, procuramos mostrar que a escola pode ter um papel mais relevante na proposição de mudanças curriculares mais efetivas no sentido de atender às demandas sociais.
Descrição: QUEIROGA, Delzeiths Batista de. O Ensino CTS-A na formação de professores de 1º ao 5º ano do ensino fundamental do Município de Sousa – PB: um estudo de caso. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6671
ISSN: CDD 370.71
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Delzeiths Batista de Queiroga.pdfPDF - Delzeiths Batista de Queiroga477.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.