Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6698
Título: | Corporeidade e educação: um relato social histórico de gênero na escolinha do DEF |
Autor(es): | Silva, Adriana Telma da |
Palavras-chave: | Educação Corporeidade Gênero Prática Pedagógica |
Data do documento: | 11-Fev-2015 |
Resumo: | O presente trabalho consiste em um relato de experiência realizado junto aos estagiários/as e discentes da Escolinha do DEF - Departamento de Educação Física da UEPB. No período de agosto de dois anos resultante de dois projetos científicos do PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica em que abordamos assuntos relacionados as questões de masculinidade e feminilidade no âmbito educacional do DEF, projetos estes que foram aprovados pelo CNPq – Conselho Nacional Desenvolvimento Científico e tecnológico, órgãos públicos que incentivam o desenvolvimento da pesquisa no Brasil. Nesta experiência indagamos sobre os valores culturais nas relações de gênero e corporeidade. A percepção sobre as relações de gênero foi instância fundamental para articularmos conceitos para uma proposta pedagógica libertadora sob o caminho teórico de ARIÉS (1981); FREIRE, (1996), FOULCAULT (1995), (2004b); LOURO (2010), MARQUES, (2005), MORIN (1987), TEIXEIRA (1999), entre outros. Nosso eixo condutor teórico compreendeu que a corporeidade e as identidades masculinas e femininas se pertencem mutuamente no seio familiar se estendendo ao universo educacional. Uma não pode ser completa sem a outra. Aquela é possibilidade humana de ser e estar-no-mundo, a outra é a realização do ser que se diz sensível, é a experiência corporal vivida frente aos desafios do cotidiano. Enfim, verificamos os modos pelos quais os participantes da Escolinha do DEF tem atribuído significado ao corpo, frente as diversas delimitações do universo masculino versus feminino, com evidentes marcas de sexismo, percebendo assim, como a corporeidade e as práticas pedagógicas de educação física influenciam nos perfis de gênero. |
Descrição: | Silva, A. T. da. Corporeidade e educação: um relato social histórico de gênero na escolinha do DEF. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6698 |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Adriana Telma da Silva.pdf | Adriana Telma da Silva | 1.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.