Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6739
Título: Determinação do nível de eficiência energética da envoltória do prédio da Central de Aulas – UEPB
Autor(es): Silva, Francisco Ednan Florentino
Palavras-chave: Eficiência energética
Envoltória
RTQ-C
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: A energia foi indispensável para que o homem pudesse se modernizar, qualquer atividade era e é necessário o seu uso, principalmente a energia elétrica, proveniente de várias fontes como a água, o sol, o carvão, entre outras. O uso da eletricidade no Brasil iniciou-se em 1879 na mesma época que na Europa e Estados Unidos. A primeira unidade produtora de energia no Brasil foi à usina termoelétrica instalada em Campos no ano de 1883. Em 2001, o Brasil se deparou com uma grande crise de falta de energia provocado pela escassez de chuvas onde reduziram o nível da água dos reservatórios das hidroelétricas e a falta de fontes alternativas de geração de energia elétrica. A partir daí foram adotadas várias medidas, sendo uma delas a criação do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – PROCEL, que tem o objetivo de combater o desperdício de energia, através dos seus subprogramas, onde se destaca o PROCEL Edifica (Eficiência Energética em Edificações), que tem o objetivo de incentivar a conservação e o uso eficiente dos recursos naturais ( água, luz, ventilação) nas edificações, reduzindo os desperdícios e os impactos sobre o meio ambiente. Em 2009 foi elaborado o Regulamento Técnico da Qualidade para Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Púbicos (RTQ-C), onde esse regulamento avalia a edificação por completo nos três sistemas: Envoltória, Iluminação e Condicionamento de Ar ou de forma individual. Através deste regulamento é possível obter uma ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia), a qual especifica o nível de Eficiência alcançado pela edificação, que pode ser A (mais eficiente) e E (menos eficiente). O objetivo deste trabalho é o de determinar o nível de Eficiência Energética da Envoltória do prédio da Central de Aulas da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, através do método prescritivo descrito no RTQ-C. Foi realizada a coleta de dados in loco e através de plantas arquitetônicas da edificação. De posse de todos os dados foi realizado o cálculo do Indicador de Consumo (IC). Com o valor do Indicador de Consumo da Envoltória (IC ) e analisando os pré-requisitos da envoltória (transmitâncias das coberturas e paredes, absortâncias das coberturas e env paredes, e iluminação zenital), foi obtido a classificação do nível de Eficiência Energética da Envoltória, nível E. Como a envoltória é o requisito determinante na classificação do edifício, ele possui classificação final E. Para que a edificação estudada pudesse melhorar a sua classificação de Eficiência Energética seria necessária a substituição de uma das coberturas do edifício.
Descrição: SILVA, F. E. F. Determinação do nível de eficiência energética da envoltória do prédio da central de aulas – UEPB. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6739
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Ednan Florentino Silva.pdfFrancisco Ednan Florentino Silva1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.