Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6776
Título: Diagnóstico das atividades experimentais propostas pelos livros didáticos de Química do PNLD 2012 para o conteúdo de termoquímica
Autor(es): Silva, Graciele Gomes da
Palavras-chave: Livros didáticos
Ensino de Química
Termoquímica
Didática
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: O livro didático tem uma grande influência no sistema educacional brasileiro. Ainda hoje é umdos recursos mais utilizados em sala de aula, na maioria das vezes o único. Por isso sua escolha deve ser feita de forma crítica, observando osdiferentes aspectos que possam caracterizar a sua abordagem didática.Entre esses aspectos encontram-seas atividades experimentais, que é de grande importância para a absorção dos conteúdos de forma pratica e dinâmica, onde a partir dos experimentos podemos demonstrar aos alunos os fenômenos, propondo possíveis explicaçõescientíficas e assim fazer com que o alunado participe da aula através de um ensino numa perspectiva problematizadora. Nesse contexto o presente trabalho de pesquisatraz um diagnostico de como os livros didáticos de Química do PNLD 2012 abordam as atividades experimentais para o conteúdo de Termoquímica. Utilizou-se para esta análise,os critérios de seleção descritos no trabalho de Santos (2006) procurando identificar o livro mais adequado que possa se enquadrar nas perspectivas do ensino de química em relação ao trabalho com atividades experimentais para o conteúdo de Termoquímica na educação básica. Os resultados demonstraram que dentre os livros analisados apenas dois livros apresentaram experimentos para o conteúdo analisado. Entre esses dois livros, apenas um apresenta uma visão adequada frente ao papel e objetivos das atividades experimentais no Ensino de Química.
Descrição: SILVA, G. G. da. Diagnóstico das atividades experimentais propostas pelos livros didáticos de Química do PNLD 2012 para o conteúdo de termoquímica. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6776
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Graciele Gomes da Silva.pdfGraciele Gomes da Silva2.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.