Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6787
Título: Projeto "uma aproximação à leitura literária - a representação da mulher nos contos de Dalton Trevisan: relato de experiência
Autor(es): Freitas, Ravena Flávia Medeiros de
Palavras-chave: Literatura literária
Contos
PIBID
Data do documento: 24-Fev-2015
Resumo: Este trabalho é fruto do projeto: “Uma aproximação à leitura literária: a representação da mulher nos contos de Dalton Trevisan”, o qual ocorreu em uma parceria com a Escola da Rede Pública Obdúlia Dantas, localizada na cidade de Catolé do Rocha, tendo por objetivo possibilitar uma aproximação dos alunos à leitura literária, haja vista o desinteresse e dificuldades que estes encontram perante essa prática. Para tanto, fazemos uma abordagem referente aos fatores cruciais que compõem a prática do ensino de literatura, tais como: o papel da escola na formação do leitor literário; a prática docente e a abordagem do texto literário. O referido projeto faz parte do PIBID: Programa de Bolsas de Iniciação à Docência, por iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Numa possibilidade de melhorar esse contexto, visando a formação de leitores, acreditamos que os alunos teriam maior receptividade ao serem introduzidos a textos de pequeno fôlego, que se relacionassem de alguma forma com a realidade que os cerca, por meio de temas atuais e contemporâneos. Por isso, o projeto norteou-se pelo trabalho com gênero literário “conto”. Dessa forma, foram selecionados os contos “O vampiro de Curitiba” e “Debaixo da ponte preta”, de Dalton Trevisan, através dos quais abordamos a temática da representação da mulher. Diante do trabalho realizado com a aplicação do projeto, pudemos perceber que os contos suscitaram discussões relevantes, visto que a maioria dos alunos desejava expor suas opiniões, participando efetivamente das discussões. Os discentes construíram seus pontos de vista, fizeram inferências, posicionaram-se criticamente, refletiram e estabeleceram relações entre a literatura e a realidade social, aproximando-se da leitura literária mediante uma prática prazerosa. Para realização deste trabalho foram utilizados como aporte teórico os estudos de: Colomer (2007), Cosson (2006), Bordini e Aguiar (1988), Zilberman (1988), Trevisan (1965), dentre outros.
Descrição: FREITAS, R. F. M. de. Projeto "uma aproximação à leitura literária - a representação da mulher nos contos de Dalton Trevisan: relato de experiência. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6787
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ravena Flávia Medeiros de Freitas.pdf580.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.