Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6788
Título: Aspectos políticos e sociais em O Quinze de Rachel de Queiroz: uma análise representativa sobre o personagem Chico Bento
Autor(es): Andrade, Jaline Tomáz de
Palavras-chave: O Quinze
Retirante
Aspectos Sociais
Data do documento: 24-Fev-2015
Resumo: Este trabalho, de natureza bibliográfica, tem como objetivo principal discutir alguns aspectos sociais em O quinze de Rachel de Queiroz, atentando para a representação do retirante dentro da literatura brasileira e a relação da obra ficcional com o mundo real. A autora da referida obra faz parte da geração de 30, movimento que deu origem ao romance regionalista cuja tônica é chamar a atenção para os problemas sociais da região Nordeste. O quinze traz à tona a fuga do homem sertanejo e a busca pela sobrevivência, além disso, denuncia o descaso do poder público com os menos favorecidos, sobretudo os sertanejos nordestinos. Para a realização deste estudo recorreu-se às reflexões teóricas de Benjamim (1975), Bosi (2006), Gonçalves (2006), Ribeiro (1995), Walty (1985), entre outros. Espera-se que esta pesquisa possa ampliar as discussões acerca dos problemas sociais que desestabilizaram e continua atingindo a vida de muitas famílias do nordeste.
Descrição: ANDRADE, J. T. de. Aspectos políticos e sociais em O Quinze de Rachel de Queiroz: uma análise representativa sobre o personagem Chico Bento. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6788
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaline Tomaz de Andrade.pdf1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.