Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6806
Título: Avaliação do equilíbrio e da flexibilidade em idosos: estudo descritivo
Autor(es): Souza, Adília Karoline Ferreira
Palavras-chave: Equilíbrio corporal
Flexibilidade
Saúde do idoso
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: INTRODUÇÃO: O envelhecimento é um processo natural, dinâmico e progressivo, composto por diversas alterações morfológicas, funcionais e bioquímicas, que modificam o organismo tornando-o mais vulnerável. Dentre as consequências do envelhecimento, destacam-se as alterações musculoesqueléticas e suas relações com a funcionalidade no idoso, incluindo os aspectos de flexibilidade e equilíbrio. OBETIVOS: Avaliar o equilíbrio e a flexibilidade em idosos cadastrados no Centro de Convivência do Idoso em Campina Grande – PB. MÉTODOS: É um estudo de caráter transversal, com uma amostra formada por 28 idosos, que foram submetidos a um questionário de identificação e em seguida foi avaliado a flexibilidade pelo teste “dedo-chão” e aferição do ângulo tíbio-társico (ATT), equilíbrio pela escala de Berg e medo e ansiedade na realização de Atividades de vida diária (AVD’s) pela Escala internacional da eficácia de quedas (E.I.E.Q.). RESULTADOS: Na avaliação da flexibilidade dedo-chão, a amostra apresentou média de 8,5cm (± 11,83) e desses valores obtidos, 57,14% apresentou valor entre 0 e 10 cm. Na avaliação do ATT, a média da amostra foi igual a 92,59° (±9,77°). Em relação a avaliação do equilíbrio pela escala de Berg, considerando o ponto de corte sendo 45, temo que 85,71% de amostra apresentou valores acima desse e na avaliação do medo/ansiedade pela Escala de Eficácia de Quedas, considerando 23 pontos como o ponto de corte, 67,85% dos idosos apresentaram escores acima desse valor, já na avaliação com intervalos, 53,57% se enquadra no primeiro intervalo, entre 16 e 28 pontos, 21,42% no segundo, entre 28 e 40 pontos, 25% no terceiro intervalo, entre 40 e 52 pontos e nenhum no quarto intervalo, entre 52 e 64 pontos, sabendo-se que quanto maior a pontuação, maior medo e ansiedade. CONCLUSÃO: Através dos resultados obtidos, na avaliação da flexibilidade, os idosos apresentaram resultados favoráveis no texto “dedo-chão”, quando consideramos 10 cm o valor limite estipulado, por outro lado, apresentaram uma média acima de 90° quanto ao ATT, estando acima do limite considerado normal, sugerindo possível encurtamento de cadeia posterior em alguns dos idosos. Em relação ao equilíbrio, foi considerado ponto do corte igual a 45 e a maioria apresentou escores acima desse, apresentando, portanto, bom equilíbrio. Na avaliação do medo/ansiedade com a E.I.E.Q., quando utilizamos ponto de corte igual a 23, temos que 67,85% apresentam escores com valores mais altos que esse, referindo que a amostra apresenta medo e ansiedade considerável na realização de suas AVD’s.
Descrição: SOUZA, A. K. F. Avaliação do equilíbrio e da flexibilidade em idosos: estudo descritivo. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6806
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adília Karoline Ferreira Souza.pdfAdília Karoline Ferreira Souza996.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.