Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6819
Título: O ensino da microbiologia nos quatro anos do Ensino Fundamental: Percepções dos professores de Ciências
Autor(es): Souza, Dayse Lúcid Nascimento
Palavras-chave: Microorganismos
Recursos didáticos
Ensino de Ciências
Metodologia de Ensino
Aprendizagem
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: Presente no currículo escolar a partir de diversas temáticas o estudo dos microrganismos principalmente no ensino fundamental é percebido entre os professores como um conteúdo teórico, tendo em vista as dificuldades de apreensão de forma experimental, devido à carência ou má uso de metodologias alternativas ao livro didático, o que dificulta a realização de aulas mais dinâmicas. Sabendo da importância desse conteúdo e das dificuldades em lecioná-lo de forma prática, por alguns profissionais da educação, apresentamos um estudo voltado para essa perspectiva. Este trabalho tem como objetivo identificar a percepção que professores do ensino fundamental II de escolas de Campina Grande – PB tem em relação à importância do ensino desses de microrganismos e analisar a necessidade de implementar material didático alternativo para complementar as aulas. A metodologia empregada foi uma pesquisa de caráter qualitativo para avaliar as percepções dos professores a cerca do ensino de microbiologia. Vimos nesse trabalho que o estudo da Microbiologia pode contribuir de modo significativo para as discussões em torno do equilíbrio entre os organismos vivos e os compostos químicos do nosso ambiente afetando todas as formas de vida na terra Os docentes entrevistados da disciplina de ciências ressaltaram a importância do tema e apresentaram suas práticas, sendo necessário que superem as dificuldades que encontram na sala de aula diante dos questionamentos dos alunos, desafiados a pensar a Microbiologia em seu próprio ambiente: o do cotidiano.
Descrição: SOUZA, D. L. N. O ensino da microbiologia nos quatro anos do Ensino Fundamental: Percepções dos professores de Ciências. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6819
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayse Lúcid Nascimento Souza.pdfDayse Lúcid Nascimento Souza522.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.