Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6828
Título: A importância da história da Matemática no ensino e aprendizagem da Matemática: O exemplo do papiro de Rhind
Autor(es): Almeida, Gutembergue Campos de
Palavras-chave: Método da Falsa Posição
História da Matemática
Ensino de Álgebra
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: O trabalho estruturalmente se apresenta na forma de artigo, buscando uma reflexão sobre a possibilidade do uso da História da Matemática como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem da disciplina com alunos do oitavo ano. Ao mesmo tempo apresenta uma proposta que discute historicamente as formas do fazer matemático do mundo antigo comparando com o mundo atual. Metodologicamente, escolhemos a História da Álgebra, em especial o Papiro de Rhind como cenário. Além do mais, escolhemos o método da falsa posição, como elementos exemplares, para comparação e a aplicação dos métodos discutidos. Concluímos que esse processo comparativo, de diferentes formas, interagindo com seu viés históricos antigos e atuais podem despertar e propiciar o interesse dos alunos.
Descrição: ALMEIDA, G. C. de. A importância da história da Matemática no ensino e aprendizagem da Matemática: O exemplo do papiro de Rhind. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6828
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gutembergue Campos de Almeida.pdfGutembergue Campos de Almeida1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.