Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6844
Título: Análise do pH de bebidas isotônicas sobre a microdureza de resinas compostas
Autor(es): Pires, Emanuene Galdino
Palavras-chave: Resinas compostas
Dentística
Teste de dureza
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: Nos últimos anos, o consumo de bebidas esportivas ou isotônicas, tem experimentado um crescimento expressivo. Da mesmamaneira, as resinas compostas têm sido cada vez mais utilizadas, visando satisfazer as necessidades estéticas no tratamento restaurador. Assim, este estudo teve como objetivo a análise do pH de bebidas isotônicas sobre a microdureza de resinas compostas. A avaliação do pH endógeno foi realizada através de leitura com o pH - metro Tecnal pH Meter TEC-2®. Para a avaliação da microdureza, foram confeccionados corpos-de-prova (cps), com dois tipos de resina diferentes, 7 (cps) para cada tipo. Cada resina foi distribuída em sete grupos, de acordo com a solução de armazenamento (6 bebidas isotônicas e água destilada- grupo controle). A análise da microdureza dos cps foi realizada após um ciclo de imersão de 21 dias, por 1 hora diária, seguindo às 23 horas restantes em repouso na água destilada. Foi utilizado o microdurômetro (Microhardness Tester Fm-700; Futuretech, Tokyo, Japan) com penetrador diamantado piramidal tipo Vickers aplicando-se uma carga de 50g com tempo de permanência de 30 segundos. Os dados foram apresentados por meio da estatística descritiva e se utilizou os testes ANOVA e t pareado ou os seus correspondentes não paramétricos. Todas as bebidas analisadas apresentaram pH inferior ao considerado crítico para a dissolução do esmalte (5,5) e ocasionaram uma redução na microdureza dos corpos de prova. Assim, todas as bebidas se mostraram potencialmente erosivas para o esmalte dental e apresentaram influência negativa sobre a microdureza das resinas compostas.
Descrição: PIRES, E. G. Análise do pH de bebidas isotônicas sobre a microdureza de resinas compostas. 2013. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6844
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuene Galdino Pires.pdfEmanuene Galdino Pires444.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.