Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6857
Título: Estimulação magnética transcraniana no tratamento do zumbido
Autor(es): Cruz, Angélica Pereira da
Palavras-chave: Zumbido
Sistema vestibular
Estimulação magnética transcraniana
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: O zumbido pode ser considerado como ilusão auditiva, ou seja, a sensação sonora não relacionada à fonte externa de estimulação. Pode ser o único ou o principal sintoma envolvido em várias doenças que comprometem o bem-estar de uma parcela considerável da população como no caso das vestibulopatias. Um tratamento que vem sendo estudado e mostra-se promissor é a Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva (EMTr), técnica capaz de bloquear ou facilitar estruturas corticais, na dependência da área aplicada e da intensidade utilizada. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia da EMTr no tratamento do zumbido. A pesquisa foi do tipo quase experimental, com indivíduos maiores de 18 anos, participantes do Grupo de Reabilitação Vestibular da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Para coleta de dados utilizou-se anamnese, questionário Tinnitus Handicap Inventory (THI) e escala numérica de 0 a 10 para quantificação da intensidade do zumbido relatada pelos pacientes. Foi utilizado o teste de Wilcoxon e de Friedman, com nível de significância p<0,05 e intervalo de confiança de 95%. Os dados foram obtidos através do pacote estatístico SPSS versão 19.0. Nos resultados verificou-se redução do zumbido no ouvido esquerdo evidenciada pela diminuição estatisticamente significativa da média da escala numérica, obtendo p=0,029, sugerindo que o protocolo de EMTr adotado é eficaz para o tratamento desse sintoma no lado homolateral à estimulação.
Descrição: CRUZ, A. P. da. Estimulação magnética transcraniana no tratamento do zumbido. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6857
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Angélica Pereira da Cruz.pdfAngélica Pereira da Cruz802.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.