Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6880
Título: Súmula vinculante nº 11: o uso de algemas e questionamento entre o uso necessário e o abuso de autoridade
Autor(es): Ferreira, Fernando Antônio Zoccola
Palavras-chave: Uso de algemas
Prática policial
Direito penal
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: O presente artigo tem por objetivo realizar um estudo sobre o uso de algemas frente às regras ditadas pela Súmula Vinculante nº. 11 do Supremo Tribunal Federal, trazendo à baila os problemas rotineiros que os agentes da lei enfrentam ao usar o instrumento algemas e também os magistrados quando fazem uso do instrumento para manter o réu algemado numa audiência. Pois, apesar da vantagem da fácil utilização e transporte e da eficácia na imobilização, neutralização e contenção dos presos, as algemas constituíram ao longo da história em um instrumento indispensável no ato de aprisionar e uso de algemas tem sido visto como uma prática que traz o constrangimento ao conduzido e desnecessário quando não inserido nos fundamentos da súmula nº. 11, do Supremo Tribunal Federal, por haver entendimento de ferir o princípio da dignidade humana. O tema polêmico justifica a importância do trabalho, que aborda não apenas uma discussão legal e doutrinária, mas prática ao envolver pessoas que lidam com a situação, como e advogados criminalistas.
Descrição: FERREIRA, Fernando Antônio Zoccola. Súmula vinculante nº 11: o uso de algemas e questionamento entre o uso necessário e o abuso de autoridade. 2013. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Direito Penal e Processual Penal)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6880
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernando Antonio Zoccola Ferreira.pdfFernando Antônio Zoccola Fereira332.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.