Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6896
Título: A Percepção docente sobre a importância da função de supervisor no processo educativo na E.E.E.F.M. Prof. José Soares de Carvalho - Guarabira/PB
Autor(es): Oliveira, Claudinely Morais
Palavras-chave: Supervisão escolar
Processo educativo
Ensino público
Data do documento: 26-Fev-2015
Resumo: Com a modernidade, a educação reformulou conceitos e paradigmas, fazendo surgir a necessidade de um acompanhamento pedagógico aos docentes e à comunidade escolar, o que determinou o surgimento de um profissional responsável pela orientação de uma prática educativa flexível e aberta às inovações. Entretanto, a compreensão do papel do supervisor escolar ainda parece não estar bem definida no cenário educacional brasileiro. Nesse contexto, o presente estudo almeja fazer uma análise da importância atribuída à função do supervisor na escola estadual Prof. José Soares de Carvalho, além de descrever suas atribuições e caracterizar o seu trabalho, bem como as dificuldades enfrentadas pelo mesmo. Para tanto, trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva, com abordagem quanti-qualitativa, cuja amostra foi composta por 18 docentes do quadro efetivo, selecionados de maneira aleatória. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi um questionário de pesquisa individual. Os dados coletadosforam analisados de forma descritiva, e os resultados apresentados através de gráficos. Destarte, acercada importância atribuída pelos professores à supervisão escolar, foi verificado que os mesmos consideram o trabalho supervisor essencial para a dinâmica escolar, e classificaram o desempenho deste como positivo. Sobre o conhecimento dos professores acerca das funções do supervisor, no geral, este se mostrou satisfatório. Ainda, em relação às dificuldades enfrentadas pelo supervisor escolar, os problemas mais citados foram: resistência e falta de apoio/colaboração dos professores e/ou da gestão escolar; despreparo e incapacidade dos supervisores; e falta de recursos e equipamentos pedagógicos. Por fim, ressalta-se a necessidade de mais estudos sobre a função de supervisor nas escolas públicas, partindo de observações que permitam uma reflexão mais crítica e um maior entendimento das relações entre as práticas educacionais e a supervisão escolar.
Descrição: OLIVEIRA, Claudinely Morais. A Percepção docente sobre a importância da função de supervisor no processo educativo na E.E.E.F.M. Prof. José Soares de Carvalho - Guarabira/PB. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6896
ISSN: CDD 371.203
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Claudinely Morais Oliveira.pdfPDF - Claudinely Morais Oliveira961.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.