Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6912
Título: Inconstitucionalidade e ilegalidade na alta programada do INSS
Autor(es): Silva Júnior, Ernane Gomes da
Palavras-chave: Direito previdenciário
Inconstitucionalidade
Ilegalidade
Data do documento: 27-Fev-2015
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar a inconstitucionalidade e a ilegalidade do procedimento da Cobertura Previdenciária Estimada (COPES), também conhecida por programa data certa ou alta programada, apresentada pelo artigo 1º, do Decreto nº. 5.844, de 13 de julho de 2.006, que consiste na prefixação de data de alta médica pelo perito da autarquia previdenciária, independentemente de submeter o segurado a novo exame médico. Este mecanismo é inconstitucional, pois, fere diversos diplomas legais, uma vez que é direito do segurado ter sua capacidade avaliada por uma nova perícia médica, buscando verificar se essa reabilitação foi parcial, total, ou se persiste a incapacidade. A alta programada afronta a Constituição Federal em vários aspectos, inclusive ferindo o princípio da dignidade da pessoa humana e os direitos sociais fundamentais nela previstos. Ela também é ilegal, uma vez que viola a Lei 8.213/91, a qual não permite alta programada enquanto persistir a incapacitação que motivou a concessão do benefício, por se tratar de grave ofensa e violação aos princípios assegurados em nossa Carta Magna.
Descrição: SILVA JÚNIOR, Ernane Gomes da. Inconstitucionalidade e ilegalidade na alta programada do INSS. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6912
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ernane Gomes da Silva Júnior.pdfErnane Gomes da Silva Júnior585.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.