Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6926
Título: Efetividade dos atos de constrição nos juizados especiais cíveis
Autor(es): Silva, Patrício Alexandre Barbosa da
Palavras-chave: Atos de Constrição
Juizados Especiais Cíveis
Data do documento: 27-Fev-2015
Resumo: Este artigo se propõe a analisar a efetividade processual e sua relação direta com a celeridade, na fase de execução, desejada por aqueles que buscam os Juizados Especiais Cíveis Estaduais (Lei 9.099/95), Federais (Lei 10.259/01) e da Fazenda Pública (Lei 12.153/09), normas estas, que mantém íntima relação de subsidiariedade com o Código de Processo Civil, quando apresentam lacunas. De maneira sintética, procura enfatizar a atuação dos principais sujeitos processuais da fase de execução, quais sejam: O Juiz, como aquele que diz a jurisdição, e o Oficial de Justiça, extensão da vontade do juízo, que executa suas ordens e efetiva no dia-adia as suas decisões. Por fim, reflete sobre alguns institutos utilizados para atingir o desiderato, e que provocam interferência no patrimônio do devedor, os atos de constrição: Penhora, penhora on-line, Arresto e Sequestro, todos eles visando garantir ao credor o bem por ele desejado e a satisfação do seu crédito, a partir das possibilidades apontadas pelos vários dispositivos legais que formam e orientam estes sistema processual de inspiração constitucional.
Descrição: SILVA, Patrício Alexandre Barbosa da. Efetividade dos atos de constrição nos juizados especiais cíveis. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6926
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrício Alexandre Barbosa da Silva.pdfPatrício Alexandre Barbosa da Silva471.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.