Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6992
Título: Avaliação da qualidade da produção da videira Isabel (vitis Labrusca) adubada com biofertilizantes
Autor(es): Maia, Paloma de Melo Evangelista
Palavras-chave: Fertilizantes
Tipos
Doses
Data do documento: 5-Mar-2015
Resumo: A uva é uma fruta de grande importância sócio econômico no Brasil , podendo a produção se destinada a deferentes aspectos: elaboração de vinho; sucos; derivados e consumo . Objetivou-se os efeitos de 5 tipos de biofertilizantes e de 8 doses de biofertilizantes na qualidade da produção da videira Isabel (2ª poda). A pesquisa foi conduzida, em condições de campo, no Centro de Ciências Humanas e Agrárias - CCHA, da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campus-IV, em Catolé do Rocha-PB. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados, com 40 tratamentos, no esquema fatorial 5x8, com quatro repetições, totalizando 160 parcelas experimentais, com uma planta por parcela. O solo da área experimental é classificado como Neossolo Flúvico, de textura arenosa. Os biofertilizantes foram produzidos de forma anaeróbia em recipientes plásticos com tampa, com capacidade individual para 240 litros. A caracterização físico-química do fruto foi feita pelos sólidos solúveis totais (oBrix), pH, umidade e sólidos totais. Os resultados obtidos na pesquisa mostram que os valores de sólidos solúveis totais (oBrix) e pH da polpa do fruto da videira Isabel não foram influenciados pelas doses e tipos de biofertilizante; o teor de umidade da polpa do fruto da videira Isabel teve uma tendência de aumento com o uso de biofertilizantes com maior número de ingredientes; o teor de umidade da polpa do fruto da videira Isabel aumentou com o incremento da dose do biofertilizante B3 até o limite ótimo de 1,25 L/planta/vez; ocorrendo o contrário com o teor de sólidos totais; e o teor de sólidos totais do fruto videira Isabel teve uma tendência de redução com o uso de biofertilizantes com maior número de ingredientes.
Descrição: MAIA, P. M. E. Avaliação da qualidade da produção da videira Isabel (vitis Labrusca) adubada com biofertilizantes. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6992
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paloma de Melo Evangelista Maia.pdf1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.