Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7037
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Maria das Neves André | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-09T17:02:03Z | - |
dc.date.available | 2015-03-09T17:02:03Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-09 | - |
dc.identifier.issn | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7037 | - |
dc.description | SOARES, Maria das Neves André. A Educação na perspectiva inclusiva: um olhar sobre a prática de ensino desenvolvida na E.M.E.F. Profª Gercina Eloy Freire. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PAFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda a educação na perspectiva inclusiva, cujo foco alimentador é apontar a importância da acessibilidade e inclusão educacional de crianças e adolescentes com deficiência. Tem como objetivos definir acessibilidade humana e distinguir educação inclusiva de educação especial e identificar aspectos que constituem uma escola inclusiva. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental. Estudos demonstraram que o gargalo para a plena efetivação da inclusão educacional é a ausência de aceitação do outro, independentemente de sua condição, sou seja, ausência de acessibilidade humana. Despertar para a importância da acessibilidade humana na efetivação da inclusão educacional e contribuir na construção de conhecimento sobre a vertente da acessibilidade humana. A discriminação, o preconceito, a segregação e o desrespeito aos direitos das pessoas com deficiência em nosso país é gritante. A educação é campo fértil para disseminação da valorização e aceitação das diferenças. Perceber o outro não por suas limitações e sim por suas potencialidades é essencial para que vivamos em uma sociedade coerente, justa e capaz de dizer não a qualquer prática racista. Porém, a educação tem avançado pouco nessa perspectiva, encontramos facilmente professores que não demonstram sensibilidade para realizar metodologias variadas que alcancem as metas da educação especial e permanecem aplicando o velho e conhecido “tradicionalismo” para não dedicar tempo apropriado na organização do material adequado que atendam as crianças ditas “especiais” e porque acham que indivíduos com deficiência não devem frequentar escola regular e sim especial. Desta forma, percebemos a necessidade de dialogar seriamente com aqueles que no dia a dia fazem a educação, porque trabalhamos com pessoas, seres humanos e devemos vê-los e tratá-los com tal; incluir todos em nossas escolas e ofertar a todos uma educação pública e de qualidade deve ser o compromisso social e ético de todos nós brasileiros, pois a educação pode nos igualar no conhecimento, na capacidade de intervir e construir uma sociedade digna e justa com respeito e valorização do outro. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.title | A Educação na perspectiva inclusiva: um olhar sobre a prática de ensino desenvolvida na E.M.E.F. Profª Gercina Eloy Freire | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria das Neves André Soares.pdf | PDF - Maria das Neves André Soares | 340.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.