Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7040
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMatos, Lucimar Barbosa Pereira-
dc.date.accessioned2015-03-09T17:19:19Z-
dc.date.available2015-03-09T17:19:19Z-
dc.date.issued2015-03-09-
dc.identifier.issnCDD 371.11-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7040-
dc.descriptionMATOS, Lucimar Barbosa Pereira. A formação de professores em foco: uma análise da contribuição do curso de Pedagogia/PARFOR para a prática dos professores da Educação Física. 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PAFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho monográfico resulta das pesquisas e reflexões realizadas no decorrer do Curso de Pedagogia PARFOR em vista da educação brasileira ter a responsabilidade de amenizar os problemas sociais que o país vivencia aliado ao grande avanço tecnológico que permeia o interesse pela formação do professor. É nesse contexto que surgem os cursos de formação docente. Na perspectiva de melhoria da educação básica pública, a partir do que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), considerando a urgência na formação do professor. Baseados nas pesquisas de Ferreiro (2001), Castro (2007), Veiga (2011), Souza (2002), dentre outros, procuramos compreender, através desses embasamentos teóricos, o processo de formação do profissional da educação implantado pelo MEC, através da CAPES, para os professores em exercício, proporcionando a formação exigida pela LDB. Nessa perspectiva, partimos de uma investigação reflexiva cuja proposta cumpre o papel de acompanhar o andamento do Programa PARFOR – Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica com relação à vida acadêmica do docente na busca do aprimoramento profissional e de uma melhor qualidade do ensino na educação do País. Conclui-se que, para pensarmos em uma Educação que dê conta da complexidade dos sujeitos sociais que chegam à Escola, é necessário um maior investimento na formação inicial dos professores. O PARFOR é, apenas, uma iniciativa no meio de tantas outras urgentes e necessárias.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Valdecy Margarida da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleA formação de professores em foco: uma análise da contribuição do curso de Pedagogia/PARFOR para a prática dos professores da Educação Físicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucimar Barbosa Pereira Matos.pdfPDF - Lucimar Barbosa Pereira Matos753.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.