Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7040
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Matos, Lucimar Barbosa Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-09T17:19:19Z | - |
dc.date.available | 2015-03-09T17:19:19Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-09 | - |
dc.identifier.issn | CDD 371.11 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7040 | - |
dc.description | MATOS, Lucimar Barbosa Pereira. A formação de professores em foco: uma análise da contribuição do curso de Pedagogia/PARFOR para a prática dos professores da Educação Física. 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PAFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho monográfico resulta das pesquisas e reflexões realizadas no decorrer do Curso de Pedagogia PARFOR em vista da educação brasileira ter a responsabilidade de amenizar os problemas sociais que o país vivencia aliado ao grande avanço tecnológico que permeia o interesse pela formação do professor. É nesse contexto que surgem os cursos de formação docente. Na perspectiva de melhoria da educação básica pública, a partir do que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), considerando a urgência na formação do professor. Baseados nas pesquisas de Ferreiro (2001), Castro (2007), Veiga (2011), Souza (2002), dentre outros, procuramos compreender, através desses embasamentos teóricos, o processo de formação do profissional da educação implantado pelo MEC, através da CAPES, para os professores em exercício, proporcionando a formação exigida pela LDB. Nessa perspectiva, partimos de uma investigação reflexiva cuja proposta cumpre o papel de acompanhar o andamento do Programa PARFOR – Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica com relação à vida acadêmica do docente na busca do aprimoramento profissional e de uma melhor qualidade do ensino na educação do País. Conclui-se que, para pensarmos em uma Educação que dê conta da complexidade dos sujeitos sociais que chegam à Escola, é necessário um maior investimento na formação inicial dos professores. O PARFOR é, apenas, uma iniciativa no meio de tantas outras urgentes e necessárias. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | A formação de professores em foco: uma análise da contribuição do curso de Pedagogia/PARFOR para a prática dos professores da Educação Física | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lucimar Barbosa Pereira Matos.pdf | PDF - Lucimar Barbosa Pereira Matos | 753.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.