Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7042
Título: Reflexão sobre as dificuldades de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Maria Edilma de Sousa
Palavras-chave: Leitura
Família
Interação
Data do documento: 9-Mar-2015
Resumo: Este estudo tem por objetivo possibilitar o levantamento de dados relacionados às dificuldades de leitura nas perspectivas do professor e do aluno das séries iniciais do Ensino Fundamental. Esse levantamento possibilitará a identificação das dificuldades dos alunos e dos professores também na aula de leitura. Além de habilidades de decodificar palavras, envolver signos, o leitor precisa estabelecer objetivos na leitura, de forma a criar motivações para que se constitua a interação entre ele e o texto, no decorrer de cujo processo encontra-se a compreensão. Primeiramente, este trabalho, relata como teve origem a leitura e conceitua como o homem concebe a leitura, sendo uma das primeiras formas de entretenimento, em que apresenta a leitura de mundo e, mais adiante, a da palavra, como propôs o mestre Paulo Freire (1996). Elenca-se a leitura através dos tempos, desde a antiguidade, passando pela oralidade ao manuscrito. Aborda-se, também, a questão da leitura no Brasil, seu desenvolvimento e democratização em que se mostra mais acessível. O processamento da leitura descreve como a informação é armazenada na memória de longo, médio e curto prazo, em que as dificuldades e facilidades do leitor na compreensão do texto estão diretamente envolvidas nesses processos mentais. A partir disso, o leitor define estratégias nesse processo. O papel do professor diante da leitura enfatiza os procedimentos usados pelo professor para formar leitores competentes com a utilização da diversidade de textos, leituras atraentes, atribuindo sentido e ao mesmo tempo, ajustando a realidade do leitor. Por último ressaltamos a importância da família e seu papel no incentivo à leitura. Para tanto, é preciso mediar políticas sociais, que sejam favoráveis aos seres em desenvolvimento intelectual, ou seja, os pequenos aprendizes.
Descrição: SILVA, Maria Edilma de Sousa. Reflexão sobre as dificuldades de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PAFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7042
ISSN: CDD 372.4
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Eldima de Sousa Silva.pdfPDF - Maria Eldima de Sousa Silva430.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.