Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7043
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Ogla Zolth da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-09T17:59:40Z | - |
dc.date.available | 2015-03-09T17:59:40Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-09 | - |
dc.identifier.issn | CDD 371.5 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7043 | - |
dc.description | SANTOS, Ogla Zolth da Costa. Indisciplina na escola: processos e práticas educativas. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PAFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo discutir o problema da indisciplina em turmas do ensino fundamental a partir das causas e situações que ocorrem a partir de algumas definições. Busca identificar as concepções de professores e gestores a respeito da indisciplina manifestada em sala de aula, investigar possíveis fatores que possam contribuir para a ocorrência da indisciplina na escola e verificar as estratégias de enfrentamento e prevenção dessa problemática. Adota uma metodologia de natureza qualitativa, em que foram utilizados questionários com perguntas objetivas, os quais foram entregue nas escolas para cada professor titular da sala. Para a fundamentação desse estudo buscamos apoio nas pesquisas de Aquino (1996 e 2014), Freire (1995), Garcia (2002), Lataille (1996), Silva (2009),Tiba (1996), entre outros. A presente pesquisa visou ampliar o conhecimento e a compreensão da realidade vivenciada pelo professor na sala de aula em relação a indisciplina, identificando as estratégias para auxiliar em um dos maiores problemas da vivência escolar. Os resultados dessa pesquisa indicaram que os professores consideram a indisciplina o maior problema de sua atuação. Para enfrentar o problema da indisciplina um dos fatores que são apontados como possível causador de manifestação da indisciplina no contexto escolar está em relação a perda de autoridade do professor, tanto no que se refere ao conhecimento, quanto á postura em sala de aula e, que certo modo essa postura precisa ser melhorada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria José Guerra | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | Indisciplina na escola: processos e práticas educativas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ogla Zolth da Costa Santos.pdf | PDF - Ogla Zolth da Costa Santos | 568.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.