Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7043
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Ogla Zolth da Costa-
dc.date.accessioned2015-03-09T17:59:40Z-
dc.date.available2015-03-09T17:59:40Z-
dc.date.issued2015-03-09-
dc.identifier.issnCDD 371.5-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7043-
dc.descriptionSANTOS, Ogla Zolth da Costa. Indisciplina na escola: processos e práticas educativas. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PAFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo discutir o problema da indisciplina em turmas do ensino fundamental a partir das causas e situações que ocorrem a partir de algumas definições. Busca identificar as concepções de professores e gestores a respeito da indisciplina manifestada em sala de aula, investigar possíveis fatores que possam contribuir para a ocorrência da indisciplina na escola e verificar as estratégias de enfrentamento e prevenção dessa problemática. Adota uma metodologia de natureza qualitativa, em que foram utilizados questionários com perguntas objetivas, os quais foram entregue nas escolas para cada professor titular da sala. Para a fundamentação desse estudo buscamos apoio nas pesquisas de Aquino (1996 e 2014), Freire (1995), Garcia (2002), Lataille (1996), Silva (2009),Tiba (1996), entre outros. A presente pesquisa visou ampliar o conhecimento e a compreensão da realidade vivenciada pelo professor na sala de aula em relação a indisciplina, identificando as estratégias para auxiliar em um dos maiores problemas da vivência escolar. Os resultados dessa pesquisa indicaram que os professores consideram a indisciplina o maior problema de sua atuação. Para enfrentar o problema da indisciplina um dos fatores que são apontados como possível causador de manifestação da indisciplina no contexto escolar está em relação a perda de autoridade do professor, tanto no que se refere ao conhecimento, quanto á postura em sala de aula e, que certo modo essa postura precisa ser melhorada.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria José Guerrapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleIndisciplina na escola: processos e práticas educativaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ogla Zolth da Costa Santos.pdfPDF - Ogla Zolth da Costa Santos568.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.