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Título: O Projeto político pedagógico como instrumento social e democrático da escola
Autor(es): Silva, Fábio José
Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico
Organização escolar
Gestão democrática
Data do documento: 9-Mar-2015
Resumo: O Presente artigo analisa e discute o Projeto Político-Pedagógico - PPP como um instrumento de organização escolar cuja dimensão mais que política é também contributiva para a formação de uma consciência coletiva de cidadania no ambiente da escola. Mediante o estudo realizado com base nas contribuições de autores como Bobbio (2000), Bravo (2011), Ferreira (2007), Gadotti (1997), Hora (1994), Libâneo (2002), Luck (2002), Luiz (2010), Marques (2007), Paro (2003, 2006), Vasconcellos (2009), Veiga (1995), entre outros, é possível afirmar que grande parte dos professores e gestores das escolas públicas não tem um conceito claro do que seja a gestão democrática/participativa e, por extensão, também se pode inferir que estes sujeitos têm feito pouco no sentido de construir e/ou ampliar este modelo de gestão no cotidiano da escola. Isto fica evidente quando, por exemplo, se verifica que na maioria das escolas públicas o Projeto Político-Pedagógico, um importante instrumento na construção da gestão democrática, ainda é concebido e construído de forma não democrática, o que reduz as possibilidades de participação dos pais, dos alunos e da comunidade.
Descrição: SILVA, Fábio José da. O Projeto político pedagógico como instrumento social e democrático da escola. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PAFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7048
ISSN: CDD 371.207
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