Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7079
Título: Um estudo introdutório sobre as estrelas
Autor(es): Costa, Felipe Sérvulo Maciel
Palavras-chave: Estrelas
Astronomia
Sol
Data do documento: 17-Abr-2015
Resumo: As estrelas são aspirações em estudos na astronomia, na astrofísica, entre outras áreas. O Sol, nossa fonte primária de energia, é um exemplo de estrela de sequência principal, uma verdadeira usina nuclear. Mas, comparado às outras estrelas do universo, o Sol ainda e minúsculo. Além dele, existem inúmeras outras formas de estrelas, dos mais variados tipos, tamanhos e cores. Entre vários exemplos típicos, temos as estrelas gigantes, supergigantes, anãs brancas, anãs negras, anãs marrons, estrelas binárias e variáveis. Há também outras formas exóticas de estrelas que, dependendo de sua massa inicial, colapsam-se e transformam-se nas mais misteriosas e complexas estruturas do cosmos, tais como: buracos negros, quasares, supernovas, hypernovas, estrelas de nêutrons, pulsares, entre outros. O presente trabalho tem como objetivo apresentar introdutoriamente a evolução das estrelas, desde o seu nascimento em uma nuvem molecular, até o seu destino final, resultando em uma estrela colapsada e/ou compacta, assim como também os fatores físicos e as pesquisas envolvidas no estudo estelar.
Descrição: COSTA, F. S. M. Um estudo introdutório sobre as estrelas. 2014. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7079
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felipe Sérvulo Maciel Costa.pdfFelipe Sérvulo Maciel Costa2.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.