Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7086
Título: Uma experiência didática utilizando a resolução de problemas e o desenho no 8º ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Bezerra, Aline Bento
Palavras-chave: Desenho
Educação Matemática
Resolução de Problemas
Data do documento: 20-Abr-2015
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em verificar a contribuição do desenho na resolução de problemas matemáticos. Para fundamentar nosso trabalho, utilizamos como suportes teóricos: Flemming; Luz; Mello (2005), Amado e Carreira (2012), Nascimento (2012), Souza (2014) e vários outros autores. Podemos caracterizar esta pesquisa como qualitativa e para realizá-la consultamos artigos, revistas, livros e monografias, realizamos uma atividade na Escola Judith Barbosa de Paula Rêgo, numa turma com 28 alunos, na cidade de Queimadas-PB. De início, foi realizado um estudo sobre a Educação Matemática, relatando um pouco sobre as tendências matemáticas e com foco na Resolução de Problemas. Depois, relatamos como está o ensino de matemática atualmente, conhecemos um pouco mais sobre desenho, desde sua origem até sua importância no ensino da Matemática e as relações que há entre o Desenho e a Resolução de Problemas. Por fim, na metodologia, foram elaboradas atividades e aplicadas na turma utilizando, assim, a resolução de problemas e o desenho. Além dessas atividades, foi aplicado um questionário com o intuito de analisar a opinião dos alunos ao se trabalhar com problemas que envolvem o desenho. Os resultados obtidos através das atividades e do questionário foram bastante satisfatórios, quanto às atividades foi notório o interesse, motivação e um melhor desempenho por parte dos alunos.
Descrição: BEZERRA, A. B. Uma experiência didática utilizando a resolução de problemas e o desenho no 8º ano do Ensino Fundamental. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7086
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Bento Bezerra.pdfAline Bento Bezerra1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.