Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7087
Título: A problemática do abuso sexual infantil na psicanálise: Entre o real e a fantasia
Autor(es): Brito, Jessyca Luana Santos
Palavras-chave: Abuso sexual de crianças
Psicanálise
Incesto
Data do documento: 20-Abr-2015
Resumo: A discussão acerca do tema do abuso sexual infantil é árdua e complexa, recai sobre um conjunto de valores culturais, ideias e sentimentos que envolvem a estrutura familiar e a sexualidade da criança. Este artigo, tem como objetivo discutir a temática do abuso sexual infantil de caráter incestuoso a luz da teoria psicanalítica, mencionando a problemática oriunda da construção teórica da psicanálise que assola o tema até os dias atuais, as contribuições dadas por este ao se fazer parte constituinte da equipe multidisciplinar de profissionais que lidam diretamente com o abuso sexual, além de enfatizar a gravidade exorbitante desta violência para o psiquismo infantil que encontra-se ainda em constituição. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema, na qual pesquisou-se artigos publicados entre 2006 e 2012, com ressalva a um artigo que foi publicado no ano de 1999. A busca foi realizada nas bases de quatro periódicos online, são eles: Lilacs, Scielo, PePsic e Revista Percurso. Na análise dos dados foram considerados quatro artigos, os quais foram selecionados por tratarem de forma prática e cautelar o abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes e as contribuições oriunda da psicanálise na constituição psíquica dos sujeitos que vivenciaram tal abuso. Esta permitiu verificar a aplicabilidade da teoria descrita no referencial teórico ao manejo clínico do analista, as consequências do abuso sexual infantil para o psiquismo, as contribuições oriundas da teoria freudiana para as intervenções frente a casos de abuso sexual, bem como os “cuidados” que devem ser tomados pelos analistas para não incorrem no erro de considerar os casos de abuso sexual apenas no âmbito da fantasia e assim, reafirmar a situação traumática na criança/adolescente vítima.
Descrição: BRITO, J. L. S. A problemática do abuso sexual infantil na psicanálise: Entre o real e a fantasia. 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7087
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jessyca Luana Santos Brito.pdfJessyca Luana Santos Brito713.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.