Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7094
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFarias, Antônio Vanderley Costa de-
dc.date.accessioned2015-04-20T20:48:50Z-
dc.date.available2015-04-20T20:48:50Z-
dc.date.issued2015-04-20-
dc.identifier.otherCDD 519. 5-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7094-
dc.descriptionFARIAS, A. V. C. de. Perfil dos alunos do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual da Paraíba quanto a disciplina de Estatística. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractAvaliar é um processo contí nuo e necessário, que nos permite ter consciência do que fazemos da qualidade do que fazemos e das consequências que acarretam nossas a ções. A avaliação não pode ser utilizada para medir o que o aluno aprendeu, e preciso acompanhar o processo de construção do conhecimento do aluno. É fundamental refletirmos sobre os novos desafi os da avalia ção, afi m de avan çarmos em dire ção a uma educa ção de qualidade democr ática para todos. Os mecanismos de avalia ção desempenham um papel fundamental, por vezes com consequências fatais, determinando até mesmo a exclusão do aluno. A avalia ção deve ser usada sempre para melhorar, nunca para eliminar, selecionar ou excluir. Este trabalho tem como objetivo investigar como a disciplina de Estat ística e vista pelos alunos do Centro de Ciências e Tecnologia bem como o perfi l dos alunos deste centro e a metodologia de ensino do professor da disciplina. Os dados utilizados nesse trabalho foram oriundos de uma pesquisa de campo, por meio de uso de um questionário com 13 questões referentes a qualidade da disciplina de Estat í stica da Universidade Estadual da Paraí ba, localizada na cidade de Campina Grande. Foram distribuí dos question ários a 248 alunos de seis cursos, no perí odo de julho a agosto de 2014. A distribui ção dos questionários ocorreu de acordo com a quantidade estimada para cada curso. A partir das amostras selecionadas, procederam-se os c álculos, com o objetivo de inferir sobre a população em estudo. Cerca de metade dos entrevistados defi niram seu grau de afi nidade com c álculo durante o ensino m édio como moderado, e apenas a minoria defi niu como fraco, esse resultado se repete no ensino superior. Esses alunos consideram as disciplinas em questão importantes para qualquer área, e fundamental nas pesquisas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Tiago Almeida de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectMétodos de avaliaçãopt_BR
dc.subjectEstatística descritivapt_BR
dc.subjectDistribuição qui-quadradopt_BR
dc.titlePerfil dos alunos do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual da Paraíba quanto a disciplina de Estatísticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Vanderley Costa de Farias.pdfAntônio Vanderley Costa de Farias1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.