Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7146
Título: Classificação de bactérias utilizando imagens digitais e SPA-LDA
Autor(es): Almeida, Valber Elias de
Palavras-chave: Bactérias
Imagens digitais
Algoritmo das Projeções Sucessivas
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: Neste trabalho é proposta uma nova metodologia para a diferenciação de cinco diferentes tipos de bactérias (Escherichia coli, Enterococcus faecalis, Streptococcus salivarius, Streptococcus oralis e Staphylococcus aureus) utilizando histogramas de cor obtidos a partir de imagens digitais capturadas com uma webcam e SPA-LDA. Histogramas de cor nos canais de RGB, HSI e escala de cinza, além de suas combinações (tons de cinza + RGB; tons de cinza + HSI; tons de cinza + RGB + HSI) foram então utilizados como informação analítica. Para fins de comparação com os resultados obtidos por SPA-LDA foram empregados diferentes classificadores multivariados: SIMCA, PCALDA e PLS-DA. O melhor resultado de classificação foi obtido usando RGB e SPA-LDA, alcançando 94 e 100% de precisão da classificação para os conjuntos de treinamento e teste, respectivamente. Este resultado é extremamente positivo do ponto vista de análises microbiológicas e clínicas, porque evita a identificação de bactérias com base na identificação fenotípica do organismo causador usando coloração de Gram, a cultura das cepas e os testes bioquímicos. Portanto, o método proposto apresenta vantagens inerentes, promovendo uma alternativa mais simples, rápida e de baixo custo para a identificação de bactérias.
Descrição: ALMEIDA, V. E. de. Classificação de bactérias utilizando imagens digitais e SPA-LDA. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7146
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valber Elias de Almeida.pdfValber Elias de Almeida2.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.