Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7154
Título: O uso de águas residuais e as vantagens de sua aplicação na agricultura
Autor(es): Cavalcante, Karla Danielle Bizerra
Palavras-chave: Água potável
Água
Reuso de água
Agricultura
Estação de tratamento
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: Diante da importância que a água tem para o desenvolvimento dos seres vivos de modo geral, seriam inimagináveis os desastres que ocorreriam com o esgotamento desse recurso. Com isso faz-se necessário adotar uma postura de racionalizar o uso desta, por parte da população, e que também sejam empregados esforços na melhoria da aplicação desse recurso na sua forma mais escassa, a potável. Uma alternativa para se conseguir uma considerável economia deste recurso é a utilização de águas residuais. O reúso de água consiste na recuperação de efluentes de modo a utilizá-las em aplicações menos exigentes. Para a obtenção de águas residuais é necessário o tratamento dos efluentes. Este tratamento ocorre nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), que são unidades destinadas a dar condições ao esgoto recolhido, antes de ser devolvido à natureza sem prejuízo ao meio ambiente. Portanto, objetiva-se com este trabalho demonstrar o que é reúso da água e como se dá o seu tratamento, bem como as vantagens de sua aplicação na agricultura, considerando que este é o setor em que mais se consome água potável no mundo. Para isso, foi empreendida uma pesquisa para a coleta de dados, além de visitas e entrevistas a Companhia de água e Esgoto da Paraíba para entender como se da à obtenção de água residual, tendo como base as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) utilizadas em Campina Grande. Desta forma busca-se esclarecer a importância que o reúso de água traz em benefícios diversos, não só para sociedade, mas também para o meio ambiente, fomentando junto à população a conscientização quanto ao uso racional deste recurso tão precioso.
Descrição: CAVALCANTE, K. D. B. O uso de águas residuais e as vantagens de sua aplicação na agricultura. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7154
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karla Danielle Bizerra Cavalcante.pdfKarla Danielle Bizerra Cavalcante2.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.