Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7156
Título: Análise do controle operacional de estações de tratamento de água visando o atendimento dos padrões de potabilidade
Autor(es): Silva, George Antônio Belmiro da
Palavras-chave: Tratamento de água
ETA
Parâmetros sanitários
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: O tratamento de água para consumo humano é um processo que se torna indispensável para garantir a qualidade da saúde das pessoas. O aumento populacional e a industrialização dos grandes centros urbanos têm contribuído para aumentar a contaminação dos mananciais superficiais e subterrâneos. Países em desenvolvimento apresentam grande índices de doenças que se propagam devido ao consumo de água de má qualidade. A Portaria do Ministério da Saúde (MS) n° 2914/2011 apresenta responsabilidades e procedimentos no que diz respeito ao controle e vigilância da qualidade e padrão de potabilidade da água para consumo humano, estabelecendo valor máximo permitido (VMP) para as características microbiológicas e físicoquímicas da água potável. O objetivo deste trabalho foi o diagnóstico operacional de estação de tratamento de água (ETA) Morro do Gaia e Arapiraca visando o cumprimento da Portaria 2914/2011 através dos parâmetros sanitários e operacionais Turbidez, Cor aparente e Cloro residual livre. Foram realizadas coletas de amostras de água em frasco plástico com capacidade de 500 mL, para água bruta e água tratada na saída do sistema. Verificou-se que os parâmetros físico-químicos Turbidez e Cor aparente analisados durante os três meses de estudo na ETA Morro do Gaia, não atenderam os VMP estabelecidos pela Portaria, devido as condições em que se encontra o sistema, necessitando de diversos reparos. Os valores das análises de Cloro residual livre atenderam a Portaria. Todas as análises realizadas na ETA Arapiraca atenderam os padrões de potabilidade exigidos.
Descrição: SILVA, G. A. B. da. Análise do controle operacional de estações de tratamento de água visando o atendimento dos padrões de potabilidade. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7156
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - George Antônio Belmiro da Silva.pdfGeorge Antônio Belmiro da Silva1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.