Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/717
Título: Avaliação temática das imagens rapideye na classificação do uso e cobertura do solo em estudos de empreendimentos energéticos
Autor(es): Moraes, Fabio Correa de
Palavras-chave: Geoprocessamento
Limiarização
Classificação da máxima verossimilhança
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a avaliação temática da aplicabilidade dos dados ópticos do satélite alemão Rapideye nos estudos de empreendimentos energéticos, comparando a técnica de Classificação da Máxima Verossimilhança (pixel a pixel) com a classificação por meio da Análise Orientada a Objetos, que surge como alternativa ao processo convencional pixel a pixel. Na metodologia baseada na análise orientada a objetos, a primeira abordagem foi a segmentação da imagem, na qual foram realizados diferentes níveis de segmentação até ser definida a melhor escala de delineamento para representação dos objetos. Para a classificação foi realizada uma rede hierárquica por meio da semântica de estrutura das classes e utilizou-se como algoritmo a limiarização para a separação das classes. Comparando os resultados das duas metodologias, pode-se concluir que ambas técnicas de classificação apresentaram respostas muito semelhantes, sendo que a orientada a objetos tem como principal vantagem a possibilidade de utilizar informações intrínsecas extraídas dos objetos, como a resposta espectral média,variância, dimensões, forma e textura. A acurácia da qualidade temática da classificação foi calculada a partir dos coeficientes de concordância (kappa) gerados a partir das classificações.
Descrição: MORAES, F. C. de. Avaliação temática das imagens rapideye na classificação do uso e cobertura do solo em estudos de empreendimentos energéticos. 2011. 56f. Monografia (Especialização em Geoprocessamento). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/717
Aparece nas coleções:I - GPC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fábio Correa de Moraes 1.pdfFábio Correa de Moraes Parte 12.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Fábio Correa de Moraes 2.pdfFábio Correa de Moraes Parte 21.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Fábio Correa de Moraes 3.pdfFábio Correa de Moraes Parte 31.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.