Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7180
Título: Desenvolvimento de biofilmes de amido de jaca com extrato de amora
Autor(es): Barreto, Gislaine Bezerra de Carvalho
Palavras-chave: Amido
Jaca
Biofilme
Extrato de amora
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: Pesquisas têm sido desenvolvidas na tentativa de minimizar o problema da poluição através da obtenção de materiais biodegradáveis, em sua maioria compostos por biopolímeros, tais como amido e proteínas. Nos últimos anos, vem crescendo o interesse por novas fontes de amidos naturais que possam ser usados na indústria, tanto de alimentos quanto de biomateriais. A jaqueira é uma planta originária da Ásia e devido ao elevado teor de amido em sua semente, esta apresenta potencial utilização para obtenção de biomateriais com propriedades bactericidas e fungicidas. Estas propriedades podem ser potencializadas com a adição do extrato da amora. A Amora é uma fruta que um elevado teor de antocianinas. Estas, juntamente com os carotenoides, compõem os pigmentos naturais encontrados em diversas frutas. As folhas da amoreira possui atividade hipoglicemiante, antidiarreica, cicatrizante e alta atividade antioxidante. Mediante os benefícios da amora e também do amido do caroço da jaca, este trabalho teve como objetivo desenvolver e caracterizar biofilmes de amido de jaca com extrato de amora. Os biofilmes foram caracterizados por Microscopia Eletrônica de Varredura – MEV, Espectroscopia no Infra Vermelho por Transformada de Fourier – FTIR, Difração de Raios X – DRX, teor de umidade e cinzas, ensaios de intumescimento, mecânicos e citotoxicidade. Todos os ensaios se apresentaram dentro dos padrões estabelecidos em vigor.
Descrição: BARRETO, G. B. de C. Desenvolvimento de biofilmes de amido de jaca com extrato de amora. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7180
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gislaine Bezerra de Carvalho Barreto.pdfGislaine Bezerra de Carvalho Barreto1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.