Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7195
Título: Diagnóstico do gerenciamento dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos gerados nas instituições de ensino superior da cidade de Campina Grande - PB
Autor(es): Morais, Thiago da Silva
Palavras-chave: Gestão de resíduos eletrônicos
Meio ambiente
Poluição ambiental
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: Dentre os resíduos sólidos urbanos produzidos atualmente, os Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE´s) merecem uma atenção especial, por possuírem em sua composição substâncias a base de metais pesados, podendo comprometer a saúde pública e o meio ambiente quando sua disposição final ocorre de maneira inadequada. A geração desses resíduos se dá em diferentes setores da sociedade, tendo atualmente os da educação se destacado em função das novas ferramentas utilizadas para aprendizagem dos alunos. Esse destaque ocorre com mais ênfase naqueles locais considerados polos educacionais, a exemplo da cidade de Campina Grande – PB, que atualmente apresenta-se como um importante centro tecnológico e educacional do Nordeste Brasileiro. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo realizar um diagnóstico da geração e destinação final dos REEE´s produzidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade de Campina Grande - PB. Esta pesquisa é do tipo exploratória, sendo desenvolvida a partir da aplicação de questionários e revisão bibliográfica por meio de artigos, dissertações, livros e revistas, bem como as legislações vigentes a cerca do tema. Por meio de levantamentos feitos através da aplicação de questionários, foi constatado que todas as IES utilizam Equipamentos Eletroeletrônicos (EEE´s) em suas atividades de ensino, sendo os principais REEE´s gerados por elas: ar-condicionado, data show e computadores. Esses resíduos, na maioria das IES, são armazenados de maneira correta, porém não são encaminhados à disposição final adequada, principalmente pelo fato da cidade de Campina Grande – PB não possuir nenhuma empresa especializada na coleta e destinação final desses resíduos. Atualmente a única via de descarte é o projeto ETER recicla, desenvolvido pela Escola Técnica Redentorista. Porém esse projeto ainda encontra-se pouco difundido entre as IES e demais estabelecimentos da cidade.
Descrição: MORAIS, T. da S. Diagnóstico do gerenciamento dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos gerados nas instituições de ensino superior da cidade de Campina Grande - PB. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7195
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago da Silva Morais.pdfThiago da Silva Morais1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.