Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7212
Título: Jogo Matemático: Um método diferenciado para uma aprendizagem Matemática na EJA
Autor(es): Silva, Alex Junior Mendonça da
Palavras-chave: Jogos Matemáticos
Educação de Jovens e Adultos
Geometria Plana
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido no Sesc – Centro (Serviço Social do Comercio - Campina Grande – PB, uma Instituição de Direito Privado), no setor de Educação - EJA (Educação de Jovens e Adultos) que compreende o Ensino Fundamental e Médio. Ele apresenta uma experiência que vivi ao trabalhar um Jogo Matemático – Bingo de Polígonos explorando a parte da Geometria Plana, onde foi possível inseri-los num mundo lúdico que não só se detém a abstrações. Este trabalho tem como objetivo principal proporcionar aos alunos um novo método de ensino e aprendizagem da Geometria Plana de forma lúdica e prazerosa. E que possam desenvolver seu raciocínio lógico, seu cálculo mental promovendo um trabalho em conjunto e que haja um compartilhamento de ideias contribuindo para a formação dos jovens e adultos e, aprender conceitos de figuras geométricas planas onde será possível associá-las a objetos do seu cotidiano nas mais diversas situações. É um desafio para o professor tornar suas aulas mais dinâmicas seja no ensino regular ou até mesmo na Educação de Jovens e Adultos, pois a reação do alunado diante as novas metodologias que podem ser adotadas é incerta. A Matemática não só se trata de abstrações. Mas quando há uma iniciativa, eles se sentem mais motivados quando passam a realizar experiências práticas. Se tratando da Matemática, o educador pode trabalhar Jogos Matemáticos visando o aprendizado do aluno. Neste foi possível obter resultados significativos com um grau de aprendizado considerável onde eles se mostraram bastantes participativos em todo processo que se deu para o desenvolvimento deste trabalho. Com os materiais didáticos necessários e com a criatividade do professor é possível trabalhar com os alunos Jogos Matemáticos de forma atrativa, participativa e colaborativa com um montante envolvido de forma construtiva.
Descrição: SILVA, A. J. M. da. Jogo Matemático: Um método diferenciado para uma aprendizagem Matemática na EJA. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7212
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alex Junior Mendonça da Silva.pdfAlex Junior Mendonça da Silva2.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.