Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7226
Título: O uso da calculadora no Ensino de Matemática para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Boa Vista - PB
Autor(es): Leite, José Ismael Farias
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Calculadora
Ensino de Matemática
Data do documento: 16-Jun-2015
Resumo: Este trabalho teve como finalidade fazer uso da calculadora no ensino de Matemática dos alunos da EJA de duas escolas públicas de Ensino Fundamental I e II do município de Boa Vista-PB. Para tanto, foram realizadas duas Oficinas de Matemática visando integrar a calculadora como ferramenta primordial no aprimoramento do ensino-aprendizagem de Matemática como meio prático, simples e eficaz de otimizar a realização dos cálculos em sala de aula. Além de motivar os alunos sobre esta importância, esse trabalho visou ainda integrar esta ferramenta pedagógica na vida cotidiana dos mesmos, onde muitos deles também lidam com comércio. Ao término dessas Oficinas de Matemática foi possível perceber significativa melhoria no ensino-aprendizagem da Matemática nos alunos da EJA com o uso desta ferramenta assim como aulas mais interativas, motivadoras e estimulantes por integrar no ensino da Matemática. Dessa forma, pode-se concluir que a calculadora teve significativa relevância no ensino-aprendizagem da Matemática aos alunos da EJA, onde os mesmos antes com tantas dificuldades e limitações para aprender as quatro operações matemáticas puderem resolver questões de maneira simples e rápida, resgatando a aprendizagem da Matemática com vigor e motivação. Isso sim foi uma satisfação senão uma realização para o ministrante destas Oficinas ter presenciado tudo isso de perto.
Descrição: LEITE, J. I. F. O uso da calculadora no Ensino de Matemática para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Boa Vista - PB. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7226
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Ismael Farias Leite.pdfJosé Ismael Farias Leite1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.