Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/745
Título: Formação de enfermeiros para prescrição de medicamentos na atenção básica: estudo de caso
Autor(es): Marcolino, Emanuella de Castro
Palavras-chave: Prescrição médica
Formação profissional
Enfermeiros
Prática profissional
Data do documento: 23-Nov-2012
Resumo: O presente artigo objetiva investigar o perfil de formação dos enfermeiros para a prescrição de medicamentos e qual a concepção destes sobre como vêm sendo formados para tal atribuição. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho descritivo, realizada por meio de um estudo de caso na qual utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a aplicação de formulário e a técnica de grupo focal com amostra de 37 enfermeiros das Equipes de Saúde da Família do município de Campina Grande – PB. Constatou-se que a maioria dos profissionais caracteriza-se por serem do sexo feminino, adultos jovens, contratados a menos de cinco anos por contrato celetista, concluintes de Instituições de Ensino Superior públicas e pós-graduados latu sensu na área de Saúde Pública. A partir dos discursos dos enfermeiros detecta-se déficit de formação na graduação e capacitações em serviço pouco específicas em relação à prescrição de medicamentos pelo enfermeiro; assim, os profissionais evidenciam-se inseguros e despreparados para a prescrição de medicamentos. Nesse sentido, a formação é um fator imprescindível para a prática da prescrição de medicamentos pelo enfermeiro, portanto se faz mister que os próprios enfermeiros, incluindo os docentes, se reconheçam como prescritores e discutam essa especificidade da prática profissional.
Descrição: MARCOLINO, E. de C. Formação de enfermeiros para prescrição de medicamentos na atenção básica: estudo de caso. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/745
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuella de Castro Marcolino.pdfEmanuella de Castro Marcolino375.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.